Dourados – MS quinta, 18 de abril de 2024
20º
Política

Joca é o candidato a prefeito pelo PT com o número 13

Candidato a prefeito de Dourados é professor e tem 64 anos. A vice é a agricultora Lourdes Castro

14 Nov 2020 - 09h00
Joca é o candidato a prefeito pelo PT com o número 13 - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

João Carlos - Joca, 64 anos,  é o candidato ao cargo de prefeito em Dourados pelo PT. Natural de São Paulo - SP, tem como vice a douradense Lourdes Castro, de 50 anos, agricultora. Professor aposentado pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), tem como principal área de trabalho a educação, como professor e pesquisador em História. É graduado em Filosofia e História, com mestrado em História pela PUC de São Paulo e doutorado em História Social pela USP.  Joca participou também de administrações, como da equipe de criação e implantação da UFGD.  Foi diretor por nove anos da Faculdade de Ciências Humanas - FCH, onde ajudou a implantar diversos cursos. 

EDUCAÇÃO

Na área da Educação o candidato pretende ouvir as necessidades e atender às especificidades que resolvam problemas e melhorem a educação nas escolas; Consolidar as Eleições de diretores (Escolas e Centros de Educação Infantil Municipais – CEIMs); Instituir nos CEIMs cargo de diretor, escolhido por eleição e de coordenador pedagógico por concurso público; Pensar os projetos políticos pedagógicos como espaço participativo de construção de um projeto claro de escola para Dourados.
Outras propostas são de institucionalizar o processo de monitoramento das ações do Plano Municipal de Educação de forma participativa e com a criação de órgãos colegiados para essa atividade; Fortalecer o Fórum Municipal de Educação; Rever o Plano de Cargos e Carreira e Remuneração (com garantia da prevalência dos direitos conquistados); Manter a regularidade de concursos públicos; Promover sistema de garantia da saúde do Trabalhador; Retomar e implementar a Central de Matrículas; Descentralizar os processos e sistemas de compra da merenda escolar, viabilizando os recursos de forma direta à escola; Incentivar a autonomia escolar. 
O PT também quer desenvolver processos de Formação Continuada de docentes e técnicos a partir da identificação das necessidades do trabalho docente; Intensificar parcerias com universidades locais para o desenvolvimento de processos contínuos de formação continuada; Universalizar a educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro) a cinco anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches; Construir novos Centros de Educação Infantil Municipal (CEIMs) e reestruturar/reformar os existentes; Incentivar a criação de bibliotecas infantis e brinquedotecas. 
Ainda pretende definir número máximo de alunos por turma, com reorganização dos processos de alocação dos discentes; Formular e implementar programa de acompanhamento e atendimento complementar de alunos com dificuldades de aprendizagem, no contraturno; Efetivar o atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado. 
Retomar e implementar o funcionamento das salas de tecnologia em todas as escolas, com material e pessoal qualificado; Garantir transporte escolar de qualidade para escolas e alunos oriundos do campo também são propostas do partido. 

SAÚDE

Rever o mapeamento do município para ampliar o atendimento à saúde tendo em vista que nos últimos anos não houve expansão da ESF mas aumento do número de famílias por equipe; Fortalecer todos os Programas e Ações de Promoção e Prevenção à Saúde; Eleger a saúde indígena como compromisso ético no enfrentamento às iniquidades; Desenvolver programas intersetoriais para todas as idades e voltados à educação para alimentação saudável, controle de obesidade e combate ao sedentarismo, assim, como às drogas lícitas e ilícitas. 
O partido propõe organizar e ampliar as Linhas de Cuidados em Rede para as principais doenças crônicas, tais como o diabetes, insuficiência renal e a hipertensão, de modo a ampliar os serviços de prevenção e de cuidado hospitalar; Fortalecer o Comitê de Investigação de óbito materno e infantil visto que este não tem realizado a investigação de 100% dos óbitos; Planejar ações coordenadas com os diversos setores e comitês de forma a diminuir a mortalidade materno-infantil.
Ainda quer reestruturar e qualificar a Rede de Atenção Psicossocial (CAPS adulto, infantil e álcool-drogas, residência terapêutica); Fortalecer as ações de saúde mental e de prevenção e tratamento ao uso abusivo de álcool e outras drogas; Investir na ampliação, na qualidade e na humanização do atendimento das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), consolidando o seu papel no atendimento das urgências, integradas à rede de saúde; Usar a condição de Gestão Plena do município para promover através da rede hospitalar própria ou conveniada, os serviços adequados, de média e alta complexidade. 

SEGURANÇA

A proposta fundamental é promover o encontro entre segurança pública responsável com o respeito aos Direitos Humanos. Propõe-se que o município assuma a responsabilidade de segurança cidadã e socioeducacional. A atuação do partido junto às unidades de ensino é a de oferecer maior atenção da Guarda Municipal, garantindo a preservação da integridade dos estudantes, de seus familiares e de toda a comunidade escolar. Tudo para, além de enfrentar o tráfico de drogas, entre outros perigos que cercam os estabelecimentos escolares, promover segurança na entrada e na saída da escola.
O PT propõe criar um programa efetivo de videomonitoramento na cidade para provocar a sensação verídica de vigilância e segurança pública na cidade. A criação de uma central de monitoramento com a parceria possível entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar podem trazer mais efetividade para a prevenção e combate ao crime no momento em que está em curso. Além disso, pretende fazer uma avaliação e promover reparos nos estabelecimentos, melhorar os armamentos, as viaturas e modernizar a Guarda Municipal; O PT que ainda criar Plano de Carreira para a Guarda Municipal.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Frente Parlamentar em Defesa da Vida é lançada no Legislativo Estadual
ALEMS

Frente Parlamentar em Defesa da Vida é lançada no Legislativo Estadual

18/04/2024 07:00
Frente Parlamentar em Defesa da Vida é lançada no Legislativo Estadual
CCJ aprova consulta pública de predadores sexuais
Senado

CCJ aprova consulta pública de predadores sexuais

18/04/2024 06:45
CCJ aprova consulta pública de predadores sexuais
PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência
Política

PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência

17/04/2024 21:15
PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência
Assembleia oficializa presidências de mais duas comissões permanentes
Política

Assembleia oficializa presidências de mais duas comissões permanentes

17/04/2024 21:00
Assembleia oficializa presidências de mais duas comissões permanentes
Misoginia e violência de gênero nos espaços políticos é debatida na ALEMS
Política

Misoginia e violência de gênero nos espaços políticos é debatida na ALEMS

17/04/2024 20:30
Misoginia e violência de gênero nos espaços políticos é debatida na ALEMS
Últimas Notícias