O 2º Congresso dos Municípios de Mato Grosso do Sul, promovido pela Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), iniciou na tarde de ontem (4) com um forte compromisso entre Governo do Estado e prefeituras, enfatizando a continuidade dessa parceria para o desenvolvimento de todas as cidades sul-mato-grosense. O evento acontece no Bosque Expo e encerra nesta quarta-feira (6).
Representando o Governo do Estado, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, ressaltou o valor do municipalismo como vocação do governo e a necessidade de uma gestão municipal voltada para os resultados que beneficiam diretamente a população.
"O municipalismo é a base da nossa gestão. Governar com foco no desenvolvimento dos municípios é governar para as pessoas. Nosso lema, 'fazer bem feito para fazer dar certo', é mais que uma frase; é um compromisso com cada cidadão de Mato Grosso do Sul", declara Barbosinha, ao reforçar o apoio contínuo do Estado para atender às demandas das cidades.
O evento contou também com a participação de lideranças empresariais e de entidades que promovem o desenvolvimento municipal, como o diretor-presidente do Sebrae/MS, Cláudio Georges Mendonça, que reiterou a importância do empreendedorismo local como alavancar para o crescimento sustentável.
"Nossa missão é fortalecer o empreendedorismo em cada município, criando oportunidades que gerem emprego e desenvolvimento econômico", afirma Mendonça.
O presidente da Assomasul, Valdir Júnior, destacou o papel do congresso na união dos prefeitos para troca de experiências e alinhamento de estratégias em prol de cada cidade do Estado. "Este congresso simboliza a união dos prefeitos e do governo de MS para enfrentar desafios comuns e alcançar resultados que impactem positivamente a vida da população", pontua Valdir.
Homenagens
Outro momento de destaque, neste primeiro dia de Congresso, foi a entrega da Medalha do Mérito de Honra Municipalista, que reconhece líderes comprometidos com o fortalecimento das cidades. O vice-governador Barbosinha, homenageado pela gestão municipalista, reforçou que essa honraria é reflexo do compromisso de todo o time de governo com o progresso das cidades.
Também receberam a outorga: o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae MS e correalizador do congresso, Maurício Saito; diretor-superintendente do Sebrae MS e corealizador, Claudio Georges Mendonça; presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro; representante do TJMS; ex-governador Reinaldo Azambuja; procurador-geral de Justiça, Romão Ávila Jr; o diretor da Caixa Econômica Federal, Cristiano Boaventura de Medeiros, dentre outras personalidades.
Para fortalecer ainda mais essa parceria, o evento também destacou o programa 'MS Ativo Municipalismo', que será detalhado ao longo da programação com a presença do governador Eduardo Riedel. O projeto visa alinhar as ações do Estado às necessidades específicas de cada município, criando políticas públicas direcionadas às áreas da saúde, assistência social, infraestrutura e educação, e de forma ainda mais eficiente.
"Não comemoramos apenas os municípios, mas também a liderança inspirada pelo governador Eduardo Riedel, que, à frente desse time de governo dedicado, transformou Mato Grosso do Sul em um modelo de gestão integrada e eficaz. Esse esforço conjunto, fortalecido pelo diálogo constante com os municípios e pelo respeito às particularidades de cada município, é o que nos permite avançar, trazendo desenvolvimento e oportunidades para todos", destaca o vice-governador Barbosinha.
Programação
O evento segue nesta terça-feira (5) com diversas palestras. Às 14, o governador de MS Eduardo Riedel e secretários de Estado farão uma apresentação sobre programas e projetos em andamento, entre eles o “MS Ativo Municipalismo”, que apresenta um novo conceito de cooperação entre Estado e municípios, e visa instituir um novo modelo de gestão pública orientada a resultados, baseada em dados e metas a serem atingidas de modo a garantir entregas melhores para a população.
Com essa ação, o Governo e as prefeituras participam ativamente da construção de políticas personalizadas, que atendam as demandas locais e específicas de cada município.
Fotos: João Garrigó (Vice-governadoria) e Max Arantes (Casa Civil)