Sem poder pedir voto oficialmente, os pré-candidatos a cargos na Assembleia Legislativa, Câmara Federal, Senado e Governo do Estado em Mato Grosso do Sul, intensificam visitas na Capital e no interior do Estado em busca de acordos para fortalecer seus palanques.
Além das chapas que vão disputar à sucessão do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), essa estratégia tem sido usada pelos interessados nos cargos proporcionais (Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados). Oficialmente o pedido de voto só inicia em julho. As eleições ocorrem em outubro.
A deputada federal Tereza Cristina, que concorre a uma vaga ao Senado, tem mantido contato até com figuras ilustres. Esta semana ela recebeu a embaixadora do Canadá, Jennifer May, que visitou Campo Grande. Por ter ocupado o cargo de Ministra da Agricultura, Tereza é uma das pré-candidatas mais cobiçadas. Ela será a coordenadora da campanha de Bolsonaro em Mato Grosso do Sul e todos querem “colar” na ex-ministra.
A agenda dela tem sido cheia, tanto durante a semana como aos sábados e domingos e feriados. No Carnaval Tereza aproveitou para curtir a região de Corumbá e Ladário, local onde a maior festa de rua é movimentada no Estado.
Já o ex-presidente da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), o pré-candidato do PP a deputado federal, Walter Carneiro Júnior, tem fortalecido a agenda de visitas ao interior. Nesta sexta-feira (29), e no sábado (30) ele prestigiará a abertura da 18ª Copa Assomasul de futebol em Aquidauana. Ainda no sábado, o ex-dirigente irá a Caracol conversar com lideranças políticas locais.
Na semana passada, o advogado douradense passou pelos municípios de Naviraí, Paranhos, Tacuru, Iguatemi, Eldorado, Mundo Novo e Laguna Carapã, que no último dia 22 comemorou 30 anos de emancipação. Por onde tem passado, o pré-candidato do PP conversa com amigos, lideranças políticas, incluindo prefeitos e vereadores, e moradores sobre as demandas locais.
O ex-governador André Puccinelli (2007-2014), que almeja voltar ao Governo do Estado, tem percorrido muito o interior. Esta semana ele se reuniu com moradores ribeirinhos e pescadores de Porto Murtinho, Bonito e Miranda. Neste fim de semana ele cumprirá agenda em Corumbá e Ladário.
“Gosto desse contato direto com a população, gosto de ouvir e sempre aprendo alguma coisa sobre o munícipio. Ninguém melhor que o povo conhece os problemas e as necessidades de sua cidade”, afirma o pré-candidato.