Dourados – MS quinta, 18 de abril de 2024
20º
Política

Dourados será a cidade de todos nós

22 Fev 2011 - 23h03
Murilo Zauith assume hoje a segunda cidade de Mato Grosso do Sul - Crédito: Foto : Hédio Fazan/PROGRESSOMurilo Zauith assume hoje a segunda cidade de Mato Grosso do Sul - Crédito: Foto : Hédio Fazan/PROGRESSO
Dourados - Nosso entrevistado desta quarta-feira é o novo prefeito de Dourados, Murilo Zauith (DEM), que toma posse hoje para um mandato de menos de dois anos. Murilo é o terceiro prefeito de Dourados, em menos de seis meses.

Mas desta vez, a diferença é que, assume o município com o respaldo de 70 mil eleitores, que optaram por ele nas urnas no último dia seis de fevereiro na expectativa de que possa tirar a cidade de um marasmo administrativo. Murilo Zauith encara o desafio com o apoio 14 partidos – incluindo PT, histórico rival, tendo como vice-prefeita Dinaci Ranzi, do Partido dos Trabalhadores.
O prefeito eleito tem 61 anos de idade e em 1993 ocupou a secretaria de Planejamento de Dourados. Já foi duas vezes deputado estadual e uma vez federal, além de vice-governador por quatro anos.

Participou da criação e instalação das Faculdades de Direito e Administração que deram origem a Socigran – Faculdades Integradas da Grande Dourados, hoje Unigran – Centro Universitário da Grande Dourados.

Nasceu em Barretos (SP). Formou-se em engenharia civil em Ribeirão Preto (SP). É casado com a bióloga e bacharel em direito, Cecília Zauith, com quem tem dois filhos. Mora em Dourados desde 1.976, quando instalou um escritório de engenharia, atuando na profissão até 1993.


“Expectativa de fazer com que Dourados volte a normalidade. Todo município é um prestador de serviços, e estes serviços tem que ser de boa qualidade.

A prefeitura recebe os recursos através dos impostos e estes recursos, principalmente das famílias mais pobres que precisam destes serviços vão ter um serviço de boa qualidade, na Saúde, na Educação, a qual nós iremos fazer com que o ano letivo comece realmente pra valer obedecendo o calendário, que as crianças vão para a escola com boa expectativa, professores valorizados.

A Saúde é uma busca permanente, melhorando sempre a sua qualidade e dentro de noventa dias nós vamos ter melhora na saúde, no diagnóstico para que realmente as pessoas sintam que as coisas estão avançando e logicamente cuidar da infra-estrutura de nossa cidade porque hoje, as pessoas tem muita dificuldade de se mover pelo serviço e nós precisamos sair as ruas sem levar o susto que levamos hoje, buracos, cidade suja, a cidade tem que ser a continuidade de nosso lar.

Cada pessoa cuida bem da sua casa e a cidade nada mais é do que a continuidade de nosso lar, então por isso, nós vamos cuidar da cidade como cada cidadão cuida da sua casa”

“A Saúde é uma busca constante de melhora, cada vez melhorando, é uma busca, e portanto, quem disser que vai resolver em noventa dias está mentindo, o que eu prometo é uma melhora constante ao atendimento das pessoas que necessitam da saúde pública em Dourados”

“Vai ser um dos pilares de nossa administração cuidar bem da Educação, queremos ter orgulho da educação de nosso município, que o professor trabalhe valorizado para que nós possamos fazer com que realmente possamos investir na educação, a hora que pudermos nós vamos uniformizar todas as crianças, vamos entregar material, esta é experiência que nós tivemos no Estado muito bem sucedida.

Além de entregar material no Estado, o professor hoje, tem o quarto melhor salário do país. Toda esta experiência nós vamos trazer para o município, fazer com que a avaliação do IDEB de Dourados que caiu abaixo da média nacional, possa estar acima desta média, vamos ter orgulho da educação municipal”

“Meu estilo é austeridade. Cada real que entrar na Prefeitura nós vamos gastar com austeridade, mesmo que seja um real. Vamos ter o maior respeito com o dinheiro público e vamos planejar Dourados, a cidade precisa crescer com planejamento.

Estes recursos federais que aqui chegam precisam de planejamento na hora de ser investido, não simplesmente chegar o recurso de Brasília e ficar procurando lugar para investir este dinheiro, nós vamos fazer o papel inverso, nós vamos planejar, discutir as obras que devem ser feitas e levar para os nosso representantes no Congresso Nacional e mostrar o que Dourados precisa”

“Meu secretariado é de pessoas técnicas, experientes, preparadas, que realmente querem ombrear comigo este desafio, o desafio de colocar Dourados no lugar que ela merece. Uma cidade que possa desenvolver com as pessoas felizes, que tenham a sua auto-estima lá em cima, se sintam bem e tenham orgulho de sua cidade, é isso que nós estamos planejando, vamos entrar com este time de pessoas experientes, nós vamos entrar administrando, nós não vamos entrar para aprender a administrar, para ver como é que faz.

No primeiro dia de trabalho cada um já vai saber o que está fazendo na sua secretaria e tenho certeza que a população irá sentindo que realmente nossa administração é austera, de respeito a população, que vai trabalhar muito por nossa cidade, acordar cedo e dormir tarde e os resultados irão aparecer no decorrer deste prazo. Não importa o tempo, o que importa é que nós vamos estar trabalhando diariamente para fazer com que Dourados volte novamente a nos orgulhar.

“Motivar é valorizar quem quer trabalhar. Nós não vamos ficar fazendo nomeações na prefeitura, carregando secretarias com nomeações de pessoas que não tem compromisso nenhum, que nem comparece ao trabalho. Cada secretario vai ter a autonomia de montar sua secretaria realmente com o quadro que ele precisa para tocar.

Não vai ter apadrinhamento, conchavo, nós vamos ter a transparência de mostrar, que quem está comprometido com Dourados e ser verdadeiramente um servidor público municipal vai estar neste time”

“As nomeações foram sendo remontadas na prefeitura e este quadro será reavaliado e vai permanecer logicamente no quadro quem realmente se propõe a ser um servidor público e queira vestir a camisa de Dourados”

“Vamos procurar um dos melhores relacionamentos com a Câmara, até porque, já fui Legislativo estadual e federal e também já fui executivo, portanto já vivi estes dois lados e tive uma reunião com os 12 vereadores e disse a eles na hora de trabalhar nós vamos trabalhar e todos se propuseram a trabalhar por Dourados neste momento difícil, neste desafio que não é só meu, mas de todos nós, inclusive dos vereadores e todos que vamos carregar este piano juntos, pra colocar Dourados no lugar que ela merece, e na hora de fazer política é hora de fazer política”

“Integradíssimo. Dourados é uma cidade que cresce e se desenvolve. Poucas cidades no país tem o nível universitário que nós temos, tem uma boa qualidade de vida, uma cidade que comanda todo este Cone-sul na área de serviços, na área de saúde, médica, odontológica, na área de educação presta grande serviços, enfim, é o celeiro, é o armazem de todo este Cone-sul, todo o Cone-sul vem a Dourados e nós sabemos o que representa a nossa cidade, sabemos também que até o final do ano que vem, Dourados vai estar voltando a sua normalidade, de ter sua malha viária em boas condições de tráfego, ruas recapeadas, buracos tapados, árvores podadas, iluminação pública funcionando bem, a cidade limpa, para nós podermos estar recebendo as pessoas de fora.

Hoje, para se ter uma idéia, quinze mil veículos se deslocam a Dourados por dia, que vem atrás de algum serviço ou comprar alguma coisa, então nós temos que estar preparados para recebermos bem estas pessoas que usufruem de nossa cidade, isso é muito importante.

Nós já estamos realizando um projeto de trânsito para melhorar a sinalização horizontal, vertical, fazer com que o tráfego flua mais, Dourados é uma das cidades do Estado que mais registra acidentes de moto e a gente sabe o transtorno que um acidente de moto causa na vida de uma pessoa.

Se machuca e se precisa internar, um membro da família tem que acompanhar, se o doente está em casa um membro da família tem que ficar com ele, então, a gente tem que evitar que isso aconteça preservando a vida das pessoas”.

“Isso é do caráter da pessoa, da responsabilidade da pessoa, isso é próprio da formação do ser humano, ninguém muda na vida depois que já tem uma certa idade e tudo que eu assumi na vida até hoje foi com muita responsabilidade, todos os cargos públicos que tive, respondi por eles, representando a nossa cidade, representando o nosso Estado e logicamente este acumulo de experiência faz com que eu me sinta feliz e me sinta preparado para cuidar das pessoas, principalmente as pessoas mais pobres que necessitam tanto que a Prefeitura possa prestar bons serviços pra ela.

“Vai ser muito fácil, tratando de assuntos relacionados a interesses da cidade será muito fácil, mas não me venham com assuntos particulares, interesses particulares, que esse assunto não será a prática para a minha governança. Tudo que for em prol do município, que for para o bem do município, as portas da Prefeitura estarão abertas.

Projetos de desenvolvimento, atendimento das pessoas que precisam dos serviços da Prefeitura sempre eles vão ter isso da melhor qualidade e é para isso que nós vamos trabalhar e vamos estar frente a administração. Só vale a pena para mim se for desta forma.

“Vamos fazer com que a cidade seja a Dourados de todos nós, que todos tenham a participação e o orgulho de estar mos-trando para o Brasil e para o mundo um novo tempo para a nossa cidade, nós temos o orgulho das ações que nós vamos implementar na cidade e que isso seja levado para o Brasil inteiro.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Envolvidos na Operação Pregão são inocentados de improbidade administrativa
Dourados

Envolvidos na Operação Pregão são inocentados de improbidade administrativa

18/04/2024 19:00
Envolvidos na Operação Pregão são inocentados de improbidade administrativa
Frente Parlamentar em Defesa da Vida é lançada no Legislativo Estadual
ALEMS

Frente Parlamentar em Defesa da Vida é lançada no Legislativo Estadual

18/04/2024 07:00
Frente Parlamentar em Defesa da Vida é lançada no Legislativo Estadual
CCJ aprova consulta pública de predadores sexuais
Senado

CCJ aprova consulta pública de predadores sexuais

18/04/2024 06:45
CCJ aprova consulta pública de predadores sexuais
PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência
Política

PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência

17/04/2024 21:15
PEC das Drogas é inconstitucional e deve agravar cenário de violência
Assembleia oficializa presidências de mais duas comissões permanentes
Política

Assembleia oficializa presidências de mais duas comissões permanentes

17/04/2024 21:00
Assembleia oficializa presidências de mais duas comissões permanentes
Últimas Notícias