Dourados – MS sábado, 12 de junho de 2021
Dourados
23º max
13º min
Partido

DEM vai incentivar jovens para voto consciente

10 Abr 2016 - 21h57
Vereador Alan Guedes, presidente municipal do Democratas, conversa com estudantes da rede pública sobre o voto consciente. - Crédito: Foto: DivulgaçãoVereador Alan Guedes, presidente municipal do Democratas, conversa com estudantes da rede pública sobre o voto consciente. - Crédito: Foto: Divulgação
O Democratas quer despertar na juventude douradense o interesse pela política e, sobretudo, pela participação nas eleições municipais deste ano. Por iniciativa do vereador Alan Guedes, presidente da Executiva Municipal do DEM, os jovens das escolas públicas e particulares de Dourados serão alertados sobre a proximidade do fim do prazo de alistamento eleitoral e a importância da participação da juventude no processo democrático. "Vamos pedir licença aos diretores de escolas para falar 5 minutos com cada sala de aula, mostrando aos jovens com mais de 16 anos que eles podem procurar o Cartório Eleitoral até o dia 5 de maio e garantir o documento que permitirá o direito de voto nas eleições municipais de outubro", explica Alan Guedes.


Para envolver os jovens com o processo democrático, Alan Guedes criou a campanha "Eu Escolho Meu Futuro, Voto aos 16 Anos", que será realizada nas escolas de Dourados. "O objetivo é mostrar à juventude que a escolha que ela fizer agora vai impactar diretamente a cidade, o Estado, o país onde ela viverá no futuro", explica. "A campanha não terá qualquer conotação eleitoral, tanto que não falaremos de partidos, de pré-candidatos ou de programas de governo, mas, tão somente, em despertar nossos jovens para o exercício pleno da democracia através do voto direito e sigiloso", ressalta Alan Guedes.


Ele explica que apesar de o voto ser facultativo entre 16 e 17 anos, é importante que o eleitor jovem desenvolva a consciência política. "A juventude pode exercer o direito de voto nas eleições municipais deste ano, participando ativamente do processo democrático, analisando os candidatos que vão se apresentar, avaliando o perfil desses candidatos e decidindo o próprio futuro", ressalta o presidente do Democratas. "Para fazer o Título de Eleitor jovem só precisa comparecer ao Cartório Eleitoral levando documento de identificação com foto e um comprovante de residência", explica Alan Guedes. "É importante que leve uma cópia junto com o original para que o servidor da Justiça Eleitoral autentique os documentos", orienta.


O jovem com idade entre 16 e 17 anos não é obrigado a votar, mas já tem o direito garantido pela Constituição Federal, em seu artigo 14, onde está defindo que a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos e que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos. "No entanto, a Lei nº 9.504/1997 define que o jovem poderá fazer o Alistamento Eleitoral somente até o dia 5 de de maio,ou seja, faltam poucas semanas para o prazo se esgotar", alerta Alan Guedes.


O presidente do DEM explica ainda que os jovens que ainda têm 15 anos, mas completarão 16 até o dia 2 de outubro de 2016, data do primeiro turno das eleições municipais, também poderão fazer o Alistamento Eleitoral. "Para envolver a juventude com a democracia, preparamos um concurso cultural que será realizado nas escolas e que dará um fone de ouvido ao vencedor de cada estabelecimento de ensino", avisa Alan Guedes. "O aluno receberá um cartão, onde deverá escrever uma frase explicando porque ele vai votar aos 16 ou 17 anos, fazer uma selfie com o cartão e postar na sua rede social, de forma que a foto mais curtida por escola valerá um fone de ouvido bem legal", finaliza.


Segundo dados de 2015, há no país 1.234.355 eleitores de 16 e 17 anos habilitados a exercer sua cidadania por meio do voto e participar de todo o processo eleitoral. Em Dourados, os jovens devem procurar os Cartórios Eleitorais localizados na rua Montésio, 435, Jardim Londrina.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Renato Câmara cobra apoio do Governo a família de pacientes
Política

Renato Câmara cobra apoio do Governo a família de pacientes

11/06/2021 15:30
Renato Câmara cobra apoio do Governo a família de pacientes
Política

CPI da Pandemia muda conduta na classificação de documento sigiloso

09/06/2021 17:00
Câmara de Dourados aprova LDO para o exercício 2022
Política

Câmara de Dourados aprova LDO para o exercício 2022

08/06/2021 11:00
Câmara de Dourados aprova LDO para o exercício 2022
Proposta prevê monitoramento nas águas de MS contra agrotóxico
Meio ambiente

Proposta prevê monitoramento nas águas de MS contra agrotóxico

06/06/2021 16:32
Proposta prevê monitoramento nas águas de MS contra agrotóxico
PL inclui dependentes com guarda definitiva em planos de saúde
MS

PL inclui dependentes com guarda definitiva em planos de saúde

06/06/2021 15:25
PL inclui dependentes com guarda definitiva em planos de saúde
Últimas Notícias