
Para envolver os jovens com o processo democrático, Alan Guedes criou a campanha "Eu Escolho Meu Futuro, Voto aos 16 Anos", que será realizada nas escolas de Dourados. "O objetivo é mostrar à juventude que a escolha que ela fizer agora vai impactar diretamente a cidade, o Estado, o país onde ela viverá no futuro", explica. "A campanha não terá qualquer conotação eleitoral, tanto que não falaremos de partidos, de pré-candidatos ou de programas de governo, mas, tão somente, em despertar nossos jovens para o exercício pleno da democracia através do voto direito e sigiloso", ressalta Alan Guedes.
Ele explica que apesar de o voto ser facultativo entre 16 e 17 anos, é importante que o eleitor jovem desenvolva a consciência política. "A juventude pode exercer o direito de voto nas eleições municipais deste ano, participando ativamente do processo democrático, analisando os candidatos que vão se apresentar, avaliando o perfil desses candidatos e decidindo o próprio futuro", ressalta o presidente do Democratas. "Para fazer o Título de Eleitor jovem só precisa comparecer ao Cartório Eleitoral levando documento de identificação com foto e um comprovante de residência", explica Alan Guedes. "É importante que leve uma cópia junto com o original para que o servidor da Justiça Eleitoral autentique os documentos", orienta.
O jovem com idade entre 16 e 17 anos não é obrigado a votar, mas já tem o direito garantido pela Constituição Federal, em seu artigo 14, onde está defindo que a soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos e que o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos. "No entanto, a Lei nº 9.504/1997 define que o jovem poderá fazer o Alistamento Eleitoral somente até o dia 5 de de maio,ou seja, faltam poucas semanas para o prazo se esgotar", alerta Alan Guedes.
O presidente do DEM explica ainda que os jovens que ainda têm 15 anos, mas completarão 16 até o dia 2 de outubro de 2016, data do primeiro turno das eleições municipais, também poderão fazer o Alistamento Eleitoral. "Para envolver a juventude com a democracia, preparamos um concurso cultural que será realizado nas escolas e que dará um fone de ouvido ao vencedor de cada estabelecimento de ensino", avisa Alan Guedes. "O aluno receberá um cartão, onde deverá escrever uma frase explicando porque ele vai votar aos 16 ou 17 anos, fazer uma selfie com o cartão e postar na sua rede social, de forma que a foto mais curtida por escola valerá um fone de ouvido bem legal", finaliza.
Segundo dados de 2015, há no país 1.234.355 eleitores de 16 e 17 anos habilitados a exercer sua cidadania por meio do voto e participar de todo o processo eleitoral. Em Dourados, os jovens devem procurar os Cartórios Eleitorais localizados na rua Montésio, 435, Jardim Londrina.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Judiciário
Judiciário busca se aproximar do cidadão por meio da inovação
02/03/2021 18:00

Congresso
33 vetos presidenciais aguardam votação no Congresso Nacional
02/03/2021 16:00

Transparência
Valores não resgatados da MS Nota Premiada serão destinados para Fundo Habitacional
02/03/2021 12:00
Transparência
Valores não resgatados da MS Nota Premiada será destinado para Fundo Habitacional
02/03/2021 11:14
Economia
Bolsonaro zera PIS e Cofins do diesel e do gás de cozinha
02/03/2021 07:28