
A Câmara Municipal de Dourados terá um espaço reservado exclusivamente para homenagear as parlamentares da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. A medida de autoria da vereadora Liandra Brambila (PTB) foi aprovada na 14ª sessão ordinária da Casa de Leis.
Segundo informações da Câmara Municipal, a ‘Galeria Lilás’, um espaço fotográfico localizado em destaque na Câmara, onde, a exemplo da Galeria de ex-Presidentes, a cada novo período, sempre que houver novas vereadoras eleitas, deverá ser atualizada a exposição de retratos.
Durante a defesa do projeto na tribuna, a vereadora citou as ex-vereadoras Albertina Pereira de Matos e Maria da Glória Muzzi Ferreira, eleitas antes da divisão do Estado, seguidas pelas ex-vereadoras, Bela Barros, Lori Gressler, Margarida Gaigher, Délia Razuk, Marinisa Mizoguchi, Denize Portollan, Virgínia Magrini. Atualmente três mulheres exercem mandatos: Daniella Hall (PSD), Lia Nogueira (PSDB) e a própria Liandra (PTB).
Embora a maioria de eleitores é composto por mulheres no Brasil, elas ocupam quantidade de cadeiras bem inferior a de homens nas câmaras municipais, prefeituras, assembleis legislativas, Câmara Federal e Senado. Por conta disso, entidades como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza campanha de incentivo à participação feminina na política.
Para o vereador Juscelino Cabral (PSDB), o projeto aprovado de forma unânime pelos vereadores representa a valorização das mulheres no legislativo municipal da maior cidade do interior do Estado. “Esta iniciativa marca a história desta Casa, pois valoriza a participação da mulher na política”, afirmou Juscelino ao mencionar sua assinatura colaborativa na proposta.
Já o vereador Mauricio Lemes (PSB) enfatizou a representatividade feminina na atual legislatura e destacou a importância de se preservar a história. “Cabe lembrar que esta é a primeira legislatura na qual conseguimos eleger três vereadoras e isso demonstra como tem crescido a participação feminina em todos os setores da sociedade”.
Eleitorado
Em fevereiro deste ano foi celebrado os 90 anos da conquista do voto feminino no Brasil. Após décadas de luta, as mulheres passaram a ser autorizadas a votar no país. Quase uma século depois, as eleitoras são maioria em Mato Grosso do Sul, apesar disso, apenas 18% dos cargos políticos no estado são ocupados por elas.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE/MS), dos 1.854.600 eleitores no estado, 979.025 são mulheres, o que representa 52,78% de todo o eleitorado. Contudo, quando se trata da representação de mulheres em cargos políticos no estado, elas estão bem longe de ser a maioria. Nas lideranças das prefeituras, do governo estadual, dos vereadores, dos senadores e dos deputados estaduais e federais do estado, apenas 186 são mulheres.
Deixe seu Comentário
Leia Também

PolÃtica
Após virar réu, Bolsonaro nega decreto de golpe de Estado
26/03/2025 17:45

ALEMS
Ordem do Dia : Aprovado auxÃlio-invalidez a servidores aposentados do Judiciário
26/03/2025 17:00

PolÃtica
Marçal vai a BrasÃlia se reunir com bancada federal e coordenação do Novo PAC
26/03/2025 09:30

Campo Grande
PolÃcia Civil prende terceiro envolvido no caso Diabolin e captura foragido da justiça
25/03/2025 22:15

ALEMS
Ordem do Dia: Projeto que reconhece tuiuiú como sÃmbolo do Pantanal é aprovado
25/03/2025 18:30