Dourados – MS segunda, 14 de junho de 2021
Dourados
26º max
12º min
Política

Barbosinha garante criação de 2º Cartório de Imóveis em Dourados

15 Mar 2016 - 06h00
Barbosinha destaca importância de criação de 2º Cartório de Registro de Imóveis em Dourados. - Crédito: Foto: Hedio FazanBarbosinha destaca importância de criação de 2º Cartório de Registro de Imóveis em Dourados. - Crédito: Foto: Hedio Fazan
O deputado estadual José Carlos Barbosinha acaba de garantir a instalação de um segundo Cartório de Registro de Imóveis na Comarca de Dourados. Por intermédio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o deputado apresentou ao Tribunal de Justiça pedido de providências número 126.152.156 defendendo a criação de novos cartórios em Dourados, Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá e Ponta Porã e acaba de receber a confirmação que parte do pedido foi atendido. "Nesta primeira fase, o Tribunal de Justiça deliberou apenas sobre o 2º Cartório de Registro de Imóveis na Comarca de Dourados, atendendo um antigo anseio do setor imobiliário e das entidades de classe instaladas no município", ressalta Barbosinha.


Ele revela que decidiu encaminhar o Pedido de Providências ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul depois de receber um abaixo assinado com mais de 1.000 nomes defendendo a necessidade de instalação do 2º Cartório de Registro de Imóveis na Comarca de Dourados. "As pessoas que lideravam esse movimento, entre elas os diretores de empresas imobiliárias, mostraram que o município havia crescido de tal forma que um único cartório já era insuficiente para atender a demanda", explica Barbosinha.


No começo da semana, o deputado recebeu da juíza auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça, Elizabete Anache, o ofício informando que "em atenção ao Pedido de Providências apresentado por ele foi proferida decisão autorizando o desdobramento do serviço existente hoje em Dourados". A juíza também informou que a minuta do Projeto de Lei para a criação do 2º Serviço de Registro de Imóveis na Comarca de Dourados já havia sido encaminhada ao presidente do Tribunal de Justiça para regular o processamento. "Significa dizer que em poucos meses Dourados poderá contar com mais um cartório e os douradenses que precisarem desse serviço serão atendidos com maior rapidez", argumenta Barbosinha.


No processo que decidiu a instalação do 2º Cartório de Registro de Imóveis na Comarca de Dourados, o desembargador Julizar Barbosa Trindade, corregedor-geral de Justiça, ressalta que ficou demonstrado ser imperiosa a criação de mais um cartório já que o atual foi criado em 20 de setembro de 1946 para atender os distritos de Itahum, Panambi, São Pedro, Indápolis e Vila Vargas, bem como o município de Laguna Carapã. "Desde a instalação da serventia, restou evidente o desenvolvimento socioeconômico, que proporcionou maior demanda nas negociações imobiliárias e atos relativos à atividade agrícola, havendo um aumento considerável nos serviços prestados pelo 1º Serviço Notorial e Registral da Comarca da Dourados", ressaltou o desembargador Julizar Barbosa Trindade.


O desembargador pontuou também que a população de Dourados passou de 164.949 habitantes no ano 2000 para 212.870 em 2015. "Não remanescem dúvidas que Dourados é o mais importante município do interior, com considerável grau de representatividade na economia do Estado e evidente crescimento populacional nos últimos anos, o que aumenta a demanda de serviços, com destaque para aqueles desempenhados pelo registro imobiliário", completou o desembargador.


O deputado Barbosinha destaca a sensibilidade do Tribunal de Justiça em criar o 2º Cartório de Registro de Imóveis na Comarca de Dourados. "A Corregedoria Geral de Justiça entendeu os pontos que apontamos no Pedido de Previdências e deliberou pela criação de um segundo cartório na nossa cidade", comemora. "Fico honrado em poder dar mais essa importante contribuição com o desenvolvimento de Dourados, já que o cartório é indispensável para agilizar o crescimento imobiliário do município", finaliza Barbosinha.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Adolescente de 15 anos morre atropelado em Dourados
Polícia

Adolescente de 15 anos morre atropelado em Dourados

há 5 horas atrás
Adolescente de 15 anos morre atropelado em Dourados
Renato Câmara cobra apoio do Governo a família de pacientes
Política

Renato Câmara cobra apoio do Governo a família de pacientes

11/06/2021 15:30
Renato Câmara cobra apoio do Governo a família de pacientes
Política

CPI da Pandemia muda conduta na classificação de documento sigiloso

09/06/2021 17:00
Câmara de Dourados aprova LDO para o exercício 2022
Política

Câmara de Dourados aprova LDO para o exercício 2022

08/06/2021 11:00
Câmara de Dourados aprova LDO para o exercício 2022
Proposta prevê monitoramento nas águas de MS contra agrotóxico
Meio ambiente

Proposta prevê monitoramento nas águas de MS contra agrotóxico

06/06/2021 16:32
Proposta prevê monitoramento nas águas de MS contra agrotóxico
Últimas Notícias