
As aulas tiveram início este mês, e ocorrem nas manhãs de quarta-feira, com acompanhamento do setor psicossocial do presídio. No total, 24 internas participam da oficina.
A ideia surgiu através do juiz da Vara de Execução Penal de Corumbá, André Luiz Monteiro, que convidou professor Augusto César Samaniego, presidente do Clube de Xadrez Pantanal, para ensinar à detentas o "esporte da mente". Com isso, o trabalho passou a integrar as ações de reinserção social desenvolvidas pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciária (Agepen).
O professor de xadrez conta que, a exemplo de Fernanda, as internas têm demonstrado muito interesse no jogo. "A gente começa ensinando o movimento de cada peça, depois o modo como essa peça captura outra, a importância dela no tabuleiro, a relação que há entre uma peça e outra e como combinar a força entre elas", explica Samaniego, destacando que é um dos jogos mais populares do mundo.
Para o juiz André Monteiro, idealizador do projeto, o xadrez é importante na vida do ser humano porque é um jogo que envolve lógica, raciocínio e estratégia. "A pessoa que joga xadrez adquire um senso muito prático de organização e concentração, além de desenvolver a sua memória, inteligência e imaginação", ressalta.
Já a diretora do EPFCAJG, Anelize Lázaro de Lima, garante que a iniciativa ajuda a preencher a ociosidade. "Ameniza e motiva uma melhor resolução de conflitos e interação entre os pares, preparando, assim, as pessoas para lidar com as mais variadas situações em suas vidas", diz.
Segundo Anelize, apesar de a oficina de xadrez ainda estar no início, já está sendo verificada a possibilidade de realização de um torneio no presídio, sem data ainda prevista.
Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a concretização de mais esse projeto demonstra o entrosamento entre a direção do presídio, a Vara de Execução Penal e o Conselho da Comunidade local. "Essa parceria tem sido muito importante para que o presídio feminino de Corumbá evolua cada vez mais, com resultados concretos não só nessa, como em outras ações envolvendo pessoas da comunidade com a questão das mulheres privadas de liberdade, o que sempre contribui para a reinserção social", finaliza.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Aparecida do Taboado
Polícia Civil investiga tentativa de latrocínio e junto com a Polícia Militar prende os envolvidos
16/03/2025 09:30

Nova Alvorada do Sul
Polícia Civil realiza operação contra o tráfico de drogas
15/03/2025 20:00

ALEMS
Proposta legislativa versa sobre liberdade cibernética
15/03/2025 16:30

Ponta Porã
Polícia Civil cumpre mandados em investigação de homicídio ocorrido em Bofete (SP)
15/03/2025 14:30

Rio Brilhante
Polícia Civil deflagra Operação "Retomada" e prende seis indivíduos por tráfico de drogas
15/03/2025 13:30