
Em entrevista ao O PROGRESSO, o vice-presidente do Sinpol Roberto Simião de Souza disse que o órgão não descarta a possibilidade de mobilizações e até greve caso aja insistência no cumprimento da decisão. “Está definido. Não vamos acatar essa decisão e se o impasse persistir iremos denunciar o caso no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e também nos tribunais internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU)”, salientou.
O líder sindical explicou que custódia de presos é responsabilidade dos agentes penitenciários, ligados a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e não da Polícia Civil. “O que está acontecendo com os investigadores e agentes do 1º DP, é desvio de função. O impasse existe hoje, porque o Estado não fez os devidos investimentos para resolver o problema”, ressaltou.
Roberto explica que a questão agravou ainda mais com a decisão judicial, autorizando visitas às mulheres que estão presas nas celas do 1º DP, aguardando transferência. “Mesmo não sendo função deles, hoje os agentes já fazem a custódia dos presos, agora exigir que eles se responsabilizem por visitas de presos é revoltante de mais”, desabafou o sindicalista.
O vice-presidente do Sinpol no Estado, enfatizou que não existe nenhuma legislação que obrigue os policiais civis a fazerem esse trabalho e que a orientação do sindicato é que eles não cumpram a decisão do juiz de Execução Penal. “Fomos acionados pelos agentes e viemos a Dourados dar todo apoio necessário a categoria. Acreditamos que a determinação judicial é nula porque fere o princípio da legalidade”, afirmou Roberto.
Roberto alerta que o policial civil que atender o pedido irá assumir sozinho todos os riscos que tal trabalho oferece, como entrada de drogas, armas e celulares. “pode acontecer até mesmo uma rebelião, a exemplo do que já foi registrado em vários presídios de segurança máxima do Estado, quanto mais em uma delegacia de polícia que não é equipada para abrigar presos por longo período e muito menos oferecer visitas à eles”, concluiu o sindicalista.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Nova Alvorada do Sul
Polícia Civil realiza operação contra o tráfico de drogas
há 30 minutos atrás

ALEMS
Proposta legislativa versa sobre liberdade cibernética
há 4 horas atrás

Ponta Porã
Polícia Civil cumpre mandados em investigação de homicídio ocorrido em Bofete (SP)
há 6 horas atrás

Rio Brilhante
Polícia Civil deflagra Operação "Retomada" e prende seis indivíduos por tráfico de drogas
há 7 horas atrás

Campo Grande
Polícia Civil prende homem em flagrante logo após furtar combustível de uma empresa de pavimentação
há 8 horas atrás