Agentes penitenciários localizaram no início da manhã de ontem uma escavação que seria o princípio de túnel. - Crédito: Foto: Divulgação/Agepen
Agentes penitenciários localizaram no início da manhã de ontem uma escavação que seria o princípio de túnel partindo do interior do Estabelecimento Penal Jair Ferreira de Carvalho, a penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande. O buraco media quase dois metros e estava localizado nos fundos do solário do Pavilhão 1, na ala B, próximo ao alambrado que dá acesso à muralha. O ‘achado’ ocorre cinco dias depois da fuga de um preso que pulou o muro de cinco metros do local. O homem foi recapturado na noite de ontem.Em relação ao buraco, de acordo com a direção do presídio, os presos aproveitavam o horário de banho de sol e o grande volume de internos no local, quase 400 no total, para impedir a visualização da ação pelos agentes, que ficam posicionados a mais 40 metros do local identificado. Os detentos também utilizavam um pedaço de concreto para tampar o túnel e dificultar a localização.
A direção da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) já providenciou o fechamento do buraco com concreto e vai abrir um procedimento para apurar as circunstâncias do fato.
Para o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, a ocorrência “é própria do ambiente prisional”. A descoberta e intervenção, no entanto, demonstra o empenho dos agentes penitenciários em impedir que os presos consigam fugir. “Rotineiramente nossos servidores monitoram e buscam meios de se antecipar às possibilidades e evitar as ocorrências de fugas”, disse através da assessoria de imprensa.
Fuga
O homem que fugiu da penitenciária de Campo Grande foi identificado como sendo Geraldo, de 37 anos. Ele seria também membro de uma facção criminosa. A atitude do fujão levou a Agepen a alterar o itinerário das visitas no fim de semana.
Segundo a direção da Máxima, a cerca elétrica pode não ter funcionado no momento em que o detento pulou o muro de cinco metros, na manhã de sábado passado.
O foragido foi recapturado na noite de quarta-feira, na Avenida Ernesto Geisel, esquina com a Manoel da Costa Lima, no Bairro Guanandi II, em Campo Grande. Ele foi encontrado pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar.
A polícia fazia rondas na região, quando se deparou com a dupla em uma motocicleta Honda CG Fan, de cor preta. Os dois foram abordados, porque o passageiro da motocicleta demonstrou nervosismo ao avistar a viatura.
Após revista, foi constatado que o passageiro se tratava de Geraldo. O piloto da moto, de 19 anos, também foi detido porque estava dando carona a um fugitivo. O rapaz disse que deu abrigo ao foragido a pedido do irmão, preso e que deve favor a Geraldo.