A iniciativa em formar Policiais Rodoviários Federais surgiu na verificação de certa dificuldade, quando solicitados para realizarem exposições ou palestras nas escolas, ao se comunicarem com os alunos pequeninos, pois necessitavam utilizar uma linguagem que pudesse ser absorvida (entendida) e que prendessem a atenção dos alunos.
Outra dificuldade encontrada com alguns pequenos era o medo. Aquela velha história de certos pais que amedrontam os filhos, dizendo para se comportarem senão -“a polícia vai te pegar”, ou “vou chamar a polícia”. Houve momentos de contato com alguns alunos dos Centros de Ensino Fundamental e até dos níveis 1 a 5, em que alguns choravam no primeiro impacto quando os policiais visitavam as escolas para realizar ações de educação de trânsito.
Verificamos que o teatro de bonecos não é uma ferramenta apenas para os pequenos, mas pode ser usado também com jovens e adultos, a partir do desenvolvimento da linguagem a ser utilizada nas apresentações.
Ela será modificada conforme o público presente. A PRF no MS capacitou sete servidores, sendo: dois em Campo Grande e um em cada Delegacia da PRF (Dourados, Anastácio, Jardim, Coxim, Naviraí). Em Nova Alvorada do Sul um também está sendo capacitado.
Os textos são desenvolvidos pelos próprios Policiais que os adaptam conforme a demanda da apresentação e as necessidades da Instituição solicitante. A apresentação será no Instituto de Educação Harmonia, sito à Rua José Caetano, 225, Jardim Bela Vista, Campo Grande/MS. A Escola autorizou a presença dos Jornalistas no local com quem contamos para divulgar esta importante ação comunitária em prol de maior responsabilidade no trânsito e da vida.
A apresentação aos alunos será na segunda-feira, dia 14/03/2011, às 9 horas e contará com a presença do senhor Wilson Motta, renomado profissional, com mais de 30 anos de experiência na área teatral, que foi o instrutor da turma e estará disponível para falar sobre sua experiência ao ensinar Policias para a técnica teatral de manuseio de bonecos