
Na manhã de ontem, durante coletiva de imprensa concedida pela Receita Federal, Polícia Federal e Ministério Público Federal na sede da PF em Corumbá, os delegados repassaram as informações.
O procurador da República, Yuri Corrêa da Luz, explicou que a operação deflagrada é o desdobramento de uma investigação que ainda não terminou. Ele disse que as buscas e apreensões vão produzir outras provas. “Materiais recolhidos nas casas podem ser objetos de novas investigações”, disse.
Antes da operação, foi realizada investigação preliminar pela Inspetoria da Receita Federal. Há dois anos, já haviam sido levantados alguns nomes suspeitos, inclusive de um servidor da Receita Federal que estaria facilitando o crime. Foi feito trabalhado de investigação pela Receita Federal que foi ampliado pela Polícia Federal, culminando na deflagração da Operação Trapos.
Segundo o delegado da Polícia Federal, Ricardo Rodrigues Gonçalves, coordenador da investigação, os compradores das mercadorias formaram uma espécie de consórcio. “Eles importavam as mercadorias clandestinamente da Bolívia para o Brasil e depositavam as mercadorias em um imóvel e depois eram transportadas até o Estado de São Paulo”, disse.
Em Birigui existia um grupo dessa associação criminosa. As mercadorias seriam revendidas em feiras no interior de São Paulo e na própria Capital, mas há também investigados em Campo Grande e Dourados que internalizaram mercadorias da Bolívia para o Brasil. Em São Paulo, até a manhã de ontem, haviam sido apreendidos entre 600 a 700 quilos de mercadorias.
Os 21 mandados de busca e apreensão foram todos cumpridos. Nesta quinta-feira, nos dois Estados, houve apreensão de armas, munições, mercadorias e documentos. Ainda de acordo com as investigações, foi constatado que um dos investigados que traziam mercadoria para o Brasil, sediado em Corumbá, introduziu de forma clandestina, 700 pássaros de origem peruana.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Nova Alvorada do Sul
Polícia fecha depósito utilizado por contrabandistas e apreende mercadorias avaliadas em R$ 1,3 mi
há 48 minutos atrás

Três Lagoas
Policiais civis prendem homem após agredir a mulher com cabo de vassoura
26/03/2025 18:15

Bataguassu
Homem é preso em flagrante após empinar moto na frente de viatura da Polícia Civil
26/03/2025 17:15

Campo Grande
Polícia Civil do Mato Grosso do Sul prende foragido condenado por estupro no Paraná
26/03/2025 12:15

Camapuã
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro de vulnerável
26/03/2025 11:15