Dourados – MS sábado, 10 de abril de 2021
Dourados
35º max
22º min
Influx - Campanha 2021
Policia

Motociclistas e pedestres lideram mortes no trânsito

10 Mar 2016 - 08h35
Ontem à tarde, o repórter fotográfico Hedio Fazan registrou uma ultrapassagem indevida em trecho urbano da rodovia BR-463. - Crédito: Foto: Hedio FazanOntem à tarde, o repórter fotográfico Hedio Fazan registrou uma ultrapassagem indevida em trecho urbano da rodovia BR-463. - Crédito: Foto: Hedio Fazan
O trânsito na cidade de Dourados em 2015 apresentou, no geral, dados positivos em relação ao número de mortos e número de acidentes. No entanto, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na maior cidade do interior, motociclistas e pedestres continuam sendo as maiores vítimas do sistema de trânsito.


De janeiro a dezembro do ano passado, segundo o setor de Estatísticas, 18 motociclistas e 13 pedestres perderam a vida em decorrência de acidentes no município. São 31 óbitos dos 46 registrados, dois terços do total.


Os dados de 2015 apresentam ainda 2.369 acidentes no geral, 7 a mais que 2014. Destes, 904 envolveram motociclistas que ficaram feridos ou morreram. Entre os pedestres, 54 acidentes tiveram envolvimento destes, com 13 mortes.


Estes dados chamam atenção quando considerados os palcos da maioria de ocorrências. O levantamento abrange todo o limite territorial do município, mas o perímetro urbano tem a maior concentração de acidentes.
Os Detran levantou que as avenidas Marcelino Pires e Weimar Torres, e as ruas Joaquim Teixeira Alves e Monte Alegre lideram o padrão de severidade, ou seja, são as que mais registram ocorrências.


Além disso, dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apontam que a maior cidade do interior tem 46,1 mil motocicletas/motonetas em circulação. Ou seja, existe uma moto para cada 4 habitantes.


Ainda de acordo com o Denatran, se levado em consideração o número total de veículos, em torno de 137,3 mil, temos a equação equivalente a 2 veículos para cada 3 habitantes.


Este pode ser um agravante, visto que Dourados, em algumas décadas, recebeu um crescimento populacional maciço e o trânsito é basicamente o mesmo.


Interessante


Entre os dados que podem ser constatados no levantamento denominado "O Trânsito de Dourados", baseado nas estatísticas, estão que quinta e sexta-feira foram os dias de maior ocorrência de acidentes em 2015. No ano anterior, sexta-feira já aparecia entre os dias de pico.


Além de a maioria das vítimas de trânsito serem motociclistas, os homens também são a maioria, não só entre vítimas, mas também entre os mortos, 43 de 46. A idade superior a 30 anos também foi predominante entre as pessoas que sofreram algum dano físico no acidente.


O Detran informou ainda que a maioria esmagadora das infrações de trânsito registradas em Dourados em 2015 foi o de velocidade incompatível com a via de tráfego, sendo mais de 25 mil registros. "É uma mistura muito perigosa. Uma malha viária e um sistema de trânsito que merece melhorias, desrespeito à velocidade e muitos veículos em circulação", destaca o departamento.

Como fica?


Segundo o Detran, além de políticas de sinalização e conscientização e ações de infraestrutura do Governo, a população precisa contribuir para a melhoria do trânsito. "No caso especial dos motociclistas, algumas regras devem ser seguidas, como o cuidado com a velocidade, já que a vulnerabilidade é maior, o uso do pisca alerta, evitar andar entre os carros, guardar distância segura do veículo a frente, não ultrapassar em curvas, em faixas contínuas, em pontes, chuva, serração, subidas ou descidas, manter atenção redobrada a noite, não dirigir embriagado, sempre usar o capacete, lembrar que o semáforo existe para ser respeitado, respeitar também quem está andando na rua", ressalta o Detran.


Ontem à tarde, o repórter fotográfico Hedio Fazan registrou uma ultrapassagem indevida em trecho urbano da BR-463, imediações do bairro Campo Dourados e BNH IV Plano. O motociclista ultrapassava em faixa contínua em meio a caminhões e carros.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia Civil apreende 130 quilos de maconha
Ponta Porã

Polícia Civil apreende 130 quilos de maconha

09/04/2021 15:59
Polícia Civil apreende 130 quilos de maconha
Campo Grande

Na capital 91 quilos de cocaína é apreendido pela Polícia

09/04/2021 13:44
SIG desarticula quadrilha de venda de drogas e receptação de produtos furtados
Polícia

SIG desarticula quadrilha de venda de drogas e receptação de produtos furtados

09/04/2021 11:27
SIG desarticula quadrilha de venda de drogas e receptação de produtos furtados
Menina de 10 anos morre afogada no Rio Dourados
Tragédia

Menina de 10 anos morre afogada no Rio Dourados

09/04/2021 10:30
Menina de 10 anos morre afogada no Rio Dourados
Bombeiros encontram corpo de menina desaparecida no Rio Dourados
Afogamento

Bombeiros encontram corpo de menina desaparecida no Rio Dourados

09/04/2021 09:46
Bombeiros encontram corpo de menina desaparecida no Rio Dourados
Últimas Notícias