Jacini acompanhado do comandante geral da PM e do delegado-geral da Polícia Civil - Crédito: Foto: Moises Palácios
DOURADOS - O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, visitou segunda-feira as duas delegacias de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), em funcionamento na Capital: a da região central e a do bairro Piratininga. Ele fez a visita acompanhado pelo delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Razanauskas Neto, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos. Segundo ele o objetivo das visitas é verificar como está o andamento dos trabalhos realizados nas delegacias que têm a maior demanda na Capital. “Nós vamos fazer uma inspeção em todas as instalações da Polícia Civil e também nas salas destinadas à Polícia Militar que temos. Verificaremos ainda os movimentos de trabalho realizados durante o fim de semana, abrangendo sexta-feira, sábado e domingo”, ressaltou o secretário.
Entre os pontos destacados pelo secretário durante a visita está a atuação conjunta das polícias civil e militar, com cada uma cumprindo atribuições que são garantidas a estas instituição por intermédio da legislação. “O que se pretende com resoluções publicadas é agilizar a parte da Polícia Militar e Polícia Civil na concepção e na elaboração dos autos de prisões em flagrante, este é o grande objetivo”, pontuou.
Jacini reforçou o bom desempenho das duas forças policiais em fazer um policiamento preventivo, garantindo a segurança da população. Conforme balanço divulgado pelo secretário, somente neste fim de semana de atuação, a Polícia Militar efetuou 27 prisões notificadas na Depac central.
“Isso é uma demonstração de que o trabalho que a Polícia Militar está fazendo, de modo preventivo em Campo Grande, é bastante importante. E também temos o trabalho da polícia judiciária, sempre através da Polícia Civil, na lavratura e na homologação ou não dos autos de prisão em flagrante”, observa o secretário Jacini.