
O fato aconteceu às 18h30, quando os internos estão retornando para dormir no presídio. Os agentes perceberam a movimentação e foram conferir e flagraram quando os dois tentavam arremeçar o material por cima do alambrado que cerca o local.
Um tentava jogar uma sacola plástica com uma garrafa pet de dois litros com bebida alcoólica, já o outro além de dois litros de bebida alcoólica, ainda tinha na sacola um telefone celular.
Todos os materiais foram interceptados, no entanto, os agentes localizaram dentro do pátio, outros produtos que já haviam sido arremeçados. Foram localizados cinco aparelhos celulares, três carregadores, seis frascos com bebida alcoólica e várias porções de entorpecentes.
O diretor-presidente da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Ailton Stropa Garcia, revelou que são constantes nos presídios do Estado esse tipo de apreensões, mas que a segurança tem feito um bom trabalho constatando esses ilícitos.
Mais segurança
Em recente reunião com o secretário de Segurança Pública, José Carlos Barbosa, o Conselho Institucional de Segurança Pública de Dourados (Coised) apontou necessidades de manter a segurança dentro e fora do presídio. Entre as necessidades, está a construção de uma estrada pavimentada em torno da muralha do Presídio Estadual de Dourados (PED).
Para o Coised isso possibilitaria o acesso rápido de viaturas e rondas motorizadas no local, dificultando que terceiros introduzam drogas, armas e aparelhos de telefonia celular no interior da penitenciária.
Segundo o conselho, como no Semiaberto, infratores e cúmplices de organizações criminosas aproximam-se do muro e lançam para dentro do pátio os produtos ilícitos.
Para o setor de segurança pública de Dourados, é preciso construir uma área de contenção com alambrados de proteção externos para inibir o acesso e aproximação de pessoas.
O Conselho também solicitou a implantação de sistema de monitoramento por vídeos dos pavilhões dos presídios, assim como dos corredores e áreas de trabalho, tudo com o objetivo de prevenção a rebeliões e de movimentos criminosos dentro do estabelecimento penal.
O Conselho também pediu aumento no efetivo de agentes penitenciários, e a aquisição de bloqueadores de sinal de telefonia celular, impedindo-se que organizações criminosas que atuam de dentro do presídio possam valer-se desse meio para perpetrar delitos.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Política
Projeto prevê renda básica durante calamidade pública ou emergência
04/03/2021 12:30

Polícia
Polícia Civil prende três indivíduos por receptação em Rio Brilhante
04/03/2021 10:12

Polícia
PMA de Mundo Novo resgata lobinho ferido à margem da rodovia BR 163 depois de atropelamento
04/03/2021 09:56

Política
Proposta isenta de taxas o veículo recuperado pela polícia após furto
03/03/2021 16:00

Política
Comissão de Orçamento aprova relatório com previsão de R$ 1,595 tri
03/03/2021 15:30