Exército “limpa” contrabando da faixa de fronteira
Foto: divulgação
-
Operação Cadeado do Exército brasileiro “fechou”a passagem de contrabando na faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul. Em dois dias de trabalho, somente a 4º Brigada de Cavalaria Mecanizada – Brigada Guaicurús de Dourados apreendeu uma série de produtos. Entre sábado e domingo a fiscalização deteve o transporte de animais silvestres. Ao menos três papagaios foram apreendidos. O flagrante aconteceu na região de Amambai e os autores foram autuados em flagrante por crime ambiental. Os papagaios foram entregues a Polícia Militar Ambiental. Em Dourados, 20 fardos de decoração natalina e eletrônicos sem nota fiscal foram barrados. Em Ponta Porã, 550 li-tros de combustível não registrado estava sendo transportado.
De acordo com o coronel Pedro Paulo Perez Pimenta, da Comunicação da 4ª Brigada, fato que chamou a atenção foi a apreensão de três rádioamadores na região de Ponta Porã. Segundo ele, os eletrônicos são utilizados para a comunicação clandestina. De acordo com ele, os rádios interferem na comunicação dos órgãos oficiais e podem até mesmo atrapalhar a comunicação de aeronaves e dos rádios de comunicação da polícia.
Em Corumbá, o Comando Militar do Oeste apreendeu 254 DVDs e CDs de filmes, músicas e jogos diversos, além de capacete, boné e roupas. A mercadoria foi entregue na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Corumbá.
Ao todo, mais de 800 militares participam da aoperação no Estado. Destes, ao menos 150 são da Brigada Guaicurus, de Dourados. Durante as fiscalizações estão sendo utilizadas 130 viaturas. A operação conta ainda com o apoio dos ór-gãos de segurança pública do Estado.
São tropas, veículos, embarcações e até aeronaves da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, da 13ª Brigada de Infanta-ria Motorizada, com sede em Cuiabá (MT) e da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, de Corumbá, estão executando as missões. A Operação Cadeado, foi criada para coibir crimes transfronteiriços e ambientais.
Neste tipo de operação, que é uma das missões constitucionais do Exército Brasileiro, os militares realizam atividades como vigilância e patrulhamento de estradas, revista de pessoas e de veículos terrestres, de embarcações e de aeronaves, entre outras. Todo o trabalho é amparado pela Lei Complementar n.º 97 de 09 de junho de 1999, modificada pela Lei Complementar n.º 117 de 02 de setembro de 2004 e pela Lei Complementar 136/2010.