Dourados – MS segunda, 26 de outubro de 2020
Dourados
28º max
20º min
Influx
Policia

Empresário alerta sobre risco de golpe

25 Mai 2011 - 18h18
DOURADOS – O empresário Moacir Roza, registrou na Polícia Civil um Boletim de Ocorrência, sobre o recebimento de um boleto bancário, em nome da empresa Gigalista, localizada em Salvador, na Bahia, no valor de R$ 259.99. Temendo tratar-se de um golpe, o comerciante procurou a polícia para denunciar o risco de estelionato. Ele também informou o fato a reportagem do O PROGRESSO com o objetivo de alertar a população do possível golpe.

Moacir afirma que nunca recebeu um representante da empresa no comércio ou em sua residência e que em momento algum assinou ou autorizou qualquer tipo de serviço ou cobrança, tanto por telefone quanto pela internet. “Recebi o boleto que veio inclusive com prazo de vencimento, datado de 23 de maio de 2011 e nem sei que tipo de serviço essa suposta empresa presta. Não vou pagar, mas temo que meu nome seja negativado ou vá para protesto por conta do não pagamento, por esse motivo resolvi me precaver registrando o boletim na polícia”, explicou o empresário.

Moacir acredita que outros douradenses tenham recebido o mesmo tipo de boleto. “Assim como eu, deve ter outras pessoas que estão na mesma situação. Acredito que a melhor coisa a se fazer é procurar a polícia. No mínimo essa empresa está agindo de má fé. Porque mesmo não passando o meu endereço e nem os meus dados pessoais o boleto chegou no meu comércio. Agora eu pergunto como eles obtiveram meus dados sem que eu passasse e conseguiram que uma agencia bacária enviasse esse tipo de cobrança? Acredito que seja algum grupo tentando aplicar golpe”, alerta o empresário.

DECON

Recentemente a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo (Decon), enviou nota aos orgão de imprensa para orientar fornecedores e consumidores a terem cautela na contratação de serviços de divulgação de produtos e serviços em listas telefônicas, evitando desta forma se tornarem vítimas do chamado \"Golpe da Lista Telefônica\", que tem ocorrido em diversas modalidades.

Chamou a atenção dos policiais, da Decon, dentre diversos golpes já constatados e apurados, que vem sendo aplicado não só no Estado de Mato Grosso do Sul, como também nas demais unidades da Federação, atribuído às empresas denominadas Public do Brasil Telecom Publicidade LTDA, ou Publicidade Brasil Telecom ou Globo Listas Prestadora de Serviços de Publicidade Ltda, ou ainda Globo Guias Ltda.

Todas as empresas com a mesma caixa postal na cidade de Campinas/SP, cujos autores, passando-se por representantes da empresa Listel, cujo nome fantasia é Publicar do Brasil Listas Telefônicas Ltda, contatam por telefone consumidores dos serviços Listel no Estado ou ainda novos consumidores, ora oferecendo serviços de divulgação em listas telefônicas, ora se passando por funcionários do setor de cobranças da Listel, oportunidade em que consultam os já clientes, emitindo nova fatura por meio de boleto, com o mesmo valor mensal contratado, porém, em nome das empresas acima nominadas que se assemelham à razão social da Listel.


As investigações preliminares apontam que todos os consumidores, acreditando estarem pagando as mensalidades, ou contratando os serviços da Listel, efetuam os depósitos e posteriormente descobrem que foram vítimas do golpe, ao receberem cobrança formal da Listel ou a não divulgação almejada.

A Decon ainda irá apurar se há participação de funcionários da Listel, eis que os autores têm acesso aos dados de clientes desta empresa, havendo ainda a necessidade da apuração da omissão da Listel em orientar seus clientes, eis que se limita a tão somente eximir-se de responsabilidades quando provocada por órgãos de defesa dos consumidores.


A Polícia Civil solicita que consumidores lesados procurem a Decon, assim como formalizem reclamações junto ao Procon visando coibir tal prática ilegal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mulher é acusada de matar marido com facada no peito em Dourados
Dourados

Mulher é acusada de matar marido com facada no peito em Dourados

26/10/2020 08:50
Mulher é acusada de matar marido com facada no peito em Dourados
Policia

Mato Grosso do Sul reduz índices de violência durante a pandemia

25/10/2020 10:09
Homem que matou mulher asfixiada em Dourados é preso
Polícia

Homem que matou mulher asfixiada em Dourados é preso

24/10/2020 13:39
Homem que matou mulher asfixiada em Dourados é preso
Ladrão furta residência em Dourados e leva joias e dinheiro
Polícia

Ladrão furta residência em Dourados e leva joias e dinheiro

24/10/2020 08:07
Ladrão furta residência em Dourados e leva joias e dinheiro
PRF apreende 363 Kg de maconha em Ponta Porã
Tráfico

PRF apreende 363 Kg de maconha em Ponta Porã

23/10/2020 16:19
PRF apreende 363 Kg de maconha em Ponta Porã
Últimas Notícias