Corpo encontrado no banheiro da residência é do homem de 53 anos que teria sido morto a pauladas. - Crédito: Foto: Cido Costa/Dourados Agora
José Rodrigues dos Santos, de 53 anos, mais conhecido como “Zé”, foi encontrado morto na manhã de ontem, dia 3 de janeiro, em Dourados e este é o primeiro registro de homicídio do ano de 2016. Ele estava caído no banheiro de uma residência, na Rua Cider Cerzosimo de Souza, Jardim Clímax, e tinha pelo corpo várias marcas de pauladas.Os vários golpes de madeira causaram lesões na cabeça, rosto, costas, braços, pernas e peito. A perícia técnica da Polícia Civil que esteve no local suspeita que o homem tenha sido assassinado na varanda da casa e levado até o banheiro.
Testemunhas contaram que a vítima seria alcoólatra e, no sábado, dia anterior ao crime, quatro homens estavam bebendo no local onde ele foi encontrado. Outro morador contou para a polícia que foi dormir por volta das 22h e deixou a vítima com três homens bebendo na varanda da casa. Ontem pela manhã, quando acordou, a testemunha foi ao banheiro e encontrou a vítima sem vida.
Familiares contaram que a vítima morava em uma casa no mesmo bairro do crime e sempre frequentava o local para beber com amigos. O caso será investigado por policiais da primeira delegacia de Dourados.
Contando
Com este homicídio, Mato Grosso do Sul registrou até ontem, segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), cinco casos de assassinato, sendo um em Campo Grande e os outros 4 no interior. Com dados colhidos até o fechamento desta edição, foram duas mortes na região da Grande Dourados, sendo que a primeira ocorreu em Rio Brilhante ainda no primeiro dia do ano. Antonio dos Santos, 64 anos, foi morto em frente a um quiosque na feira livre da cidade.
Segundo o site Rio Brilhante News, a mulher do idoso, uma senhora de 70 anos, é suspeita de ter mandado matar o marido. Ela foi detida próximo ao local do assassinato.
Tentativas
Um adolescente de 15 anos golpeou o padrasto vários vezes com facão no final da noite de sábado na aldeia Bororó, em Dourados.
Era por volta de 23h, quando Junior Oliveira chegou em casa embriagado e tentou agredir o enteado que fugiu, se armou de um facão e atingiu Oliveira com vários golpes.
O homem foi socorrido e encaminhado para o Hospital da Vida e o adolescente foi apreendido pela polícia.
Ainda conforme o site, essa não é a primeira vez que os dois brigam e familiares relataram que o padrasto já agrediu o enteado em outras ocasiões.
Esta tentativa de homicídio engrossa a lista da Sejusp que já conta com 9 registros em todo o Estado, sendo 3 em Campo Grande e seis no interior.
Comparativo
O fechamento da estatística de homicídio doloso no ano passado registrou em todo o Mato Grosso do Sul 546 assassinatos, sendo 418 no interior e 128 em Campo Grande. A média é de mais de uma morte por dia.
Com janeiro sendo o mês mais crítico, quando 76 pessoas foram mortas, 2015 também fechou o ano com violência, sendo dezembro o segundo mês com mais homicídios: 58.
Em relação a 2014, os homicídios apresentaram queda. Naquele ano, eram 596 ocorrências, sendo dezembro o mês com mais ocorrências: 67. No entanto, os dados ainda superam o ano de 2013, quando havia 535 ocorrências.
Em 2015 ainda foram registradas 959 tentativas de assassinato, sendo janeiro também o mês mais violento com 108 registros. Em 2014 eram 1.079 casos de tentativa de homicídio no Estado.