Na manhã de ontem, policiais fizeram barreira preventiva e ostensiva na rodovia federal BR-463. - Crédito: Foto: Cido Costa/Dourados Agora
A nove dias do fim do ano, o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) encaminhou à imprensa, um balanço com resultados das principais atividades desenvolvidas ao longo de 2015 pelo órgão de segurança. A planilha com dados acumulados de janeiro a junho e o detalhamento de julho a dezembro traz dados sobre apreensão de drogas, prisões de traficantes e apreensões de veículos utilizados no tráfico, além de dados sobre mandados de prisão, recuperação de veículos roubados e apreensão de mercadorias por contrabando ou descaminho.Como de costume, a predominância de delitos relativos ao tráfico de drogas é a principal característica do levantamento. Segundo os números, em 2015, até ontem, eram 45,5 mil quilos de maconha, 301 quilos de cocaína, 65 quilos de haxixe, 28 quilos de pasta base (matéria prima da cocaína), 4 quilos de crack e 5 mil comprimidos de ecstasy, além de 13 frascos de lança perfume, apreendidos nas ocorrências do Departamento.
A quantidade de maconha apreendida no segundo semestre, 23,8 toneladas, é maior do que a dos primeiros seis meses de 2015, quando foram apreendidos 21,4 mil quilos. A apreensão de crack também aumentou muito na segunda metade do ano. No primeiro semestre era 1,090 quilo apreendido, quantidade que saltou para 4,3 até ontem.
Os números de envolvidos com tráfico de drogas também é alto, representando uma média de quase uma prisão por dia. Foram 306 pessoas detidas até 22 de dezembro. No primeiro semestre eram 195. Ainda no sentido do tráfico, os veículos apreendidos com droga somaram 141 até o fim do balanço. No primeiro semestre eram 79.
No total geral de pessoas presas, que englobam ainda mandados de prisão cumpridos e prisões por diversos delitos, além do tráfico, foram 654 ocorrências registradas pelo DOF. Os carros recuperados, que registraram ocorrência de furto ou roubo, foram 148.
Apreensões diversas
No combate ao contrabando e descaminho, o DOF registrou números consideráveis, principalmente, de cigarro e pneus. Em relação ao fumo, foram 865 mil pacotes, ou 173 milhões de cigarros apreendidos pelo Departamento. Ainda 1309 pneus deixaram de entrar no país sem a devida tributação.
O DOF ainda apreendeu 3,4 toneladas de brinquedos e 7,8 toneladas de vestuários diversos trazidos para o Brasil por sacoleiros que deixam de pagar impostos.
Traduzidos em dólares, valor estimado, os eletro-eletrônicos apreendidos somaram 235,7 mil dólares.
Por fim, segundo o balanço, de janeiro a novembro de 2015, o DOF abordou ou vistoriou 24,9 mil veículos e 45,5 mil pessoas nas ações em todo o Mato Grosso do Sul.
Boas festas
Na manhã de ontem, policiais fizeram barreira preventiva e ostensiva na rodovia federal BR-463, na região da antiga Pedreira e trevo de acesso à cidade de Laguna Caarapã.
Durante as diligências de hoje, o DOF apreendeu 140 câmaras de ar para motocicletas que estavam com passageiro de um ônibus intermunicipal, que seguia de Ponta Porã para Campo Grande.
A ação faz parte da operação ‘Boas Festas’ e serviu para divulgar as ações de 2015. Em uma blitz de pouco mais de uma hora, o Departamento interceptou mais de R$ 12 mil em descaminho e contrabando.