Dourados – MS terça, 23 de abril de 2024
22º
Investigação

Acusado de estupro injustamente chegou a receber ameaças de presos

05 Mai 2016 - 19h00
Delagada Paula Orue fala à imprensa sobre inquérito que apurou a não existência de crime de estupro. - Crédito: Foto: Hedio FazanDelagada Paula Orue fala à imprensa sobre inquérito que apurou a não existência de crime de estupro. - Crédito: Foto: Hedio Fazan
Uma coletiva de imprensa na tarde de ontem na Delegacia de Atendimento à Mulher em Dourados esclareceu que o suposto caso de estupro na Cidade Universitária no dia 4 de abril não aconteceu. O caso envolveu uma mulher de 25 anos estudante da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e acabou acusando indevidamente um reeducando do semiaberto.


A delegada Paula Ribeiro dos Santos Orue, titular da DAM em Dourados, fez questão de ressaltar que o acusado, de 36 anos, é inocente. A coletiva teve a presença do Delegado Regional Lupersio Degerone, e dos reitores da Uems, Fabio Edir, e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Liane Maria Calarge, além da imprensa.


Segundo a delegada, o inquérito foi fechado com a conclusão principal de que não houve crime e tampouco um acusado. Os fatos que contribuíram para a situação, entre outros, foram o de que a mulher que fez a denúncia teria tido relação sexual na data informada, mas além de ter sido uma relação consentida, não ocorreu no campus universitário. A informação gerou protestos das mais variadas formas no corpo acadêmico e sociedade douradense.


"As investigações levaram á informação de que a suposta vítima agiu por impulso ao fazer a denúncia de um crime que não existiu. O receio de familiares saberem o que ocorreu de verdade a motivou", explicou a delegada.


Com a prisão do suspeito e a grande repercussão do fato, a estudante decidiu contar aos pais o que realmente aconteceu. "Os pais foram até a delegacia para relatar que havia mudança de versão, inocentando o acusado, mas mantendo a informação de estupro relacionado a outro nome", disse a delegada. Este segundo suspeito foi ouvido e contou a versão dele.


A mulher disse que conheceu o acusado em 2014 e teve uma desilusão amorosa com ele, daí o motivo de fazer a denúncia usando o nome dele.


Segundo a delegada, após várias diligências e com a suspeita de que havia algo errado na versão da então vítima, a mulher foi informada que no exame realizado que constatou relação sexual, não foi constatada qualquer lesão, descartando o estupro. Foi quando a estudante de 25 anos decidiu contar que havia tido relação sexual na biblioteca da Praça do Transbordo, que o sangue existente era proveniente da primeira relação sexual dela e que havia consentido no ato.


Sobre a prisão do acusado, a delegada explica que todas as evidências e a denúncia levaram a polícia a agir como manda a Lei. "Quando recebemos a denúncia, com riqueza de detalhes encaminhamos o procedimento de praxe. Aos poucos chegaram as evidências da inocência dele, mas foi com a retratação da denunciante que ficou comprovado que não aconteceu crime. O equívoco foi a divulgação precipitada do nome dele", disse Paula.


"Por motivos que a Polícia Civil desconhece o nome do acusado foi divulgado de maneira equivocada, já que a investigação do crime deveria ocorrer em extremo sigilo. O fato é que ele é inocente", disse a delegada Paula.


A estudante pode responder por crime de denunciação caluniosa, segundo a delegada. O vazamento do nome dele é apurado, segundo Paula, mas ela afirma que não partiu da Polícia Civil.

Liberdade


O acusado aguarda agora a decisão do juiz para que uma audiência de justificativa seja realizada. Nesta audiência, segundo a assessoria da Agência Estadual (Agepen), ele vai comprovar que esteve preso por quatro dias em razão do falso crime, motivo por que cometeu a ‘quebra de regime’.


Segundo a Agepen, a defensoria solicitou que, enquanto aguarda esta audiência, o acusado seja mantido ‘entre muros’ no semiaberto. Hoje ele está preso no 1° Distrito Policial. "A quebra de regime aconteceu e a regra é que até que aconteça esta audiência ele esteja preso", informou a assessoria.


Segundo a delegada da DAM, um ofício foi enviado à Justiça comunicando que ele não é suspeito ou tampouco autor de qualquer crime mencionado. "No 1° DP ele tem sido mantido com a segurança que o caso requer", disse Paula.


O delegado Regional, Lupersio Degerone, fez questão de ressaltar que em nenhum momento a Polícia Civil saiu dos trâmites legais e de praxe em um caso como este. "O principal objetivo da polícia é descobrir a verdade nos casos. Neste, a divulgação do nome acarretou problemas, mas esclarecemos, esse é o nosso papel", disse.


Ambos os reitores afirmaram que a repercussão do fato no âmbito universitário, ainda que não tenha ocorrido estupro, foi positivo pela quantidade de reuniões que garantirão avanços em relação aos cuidados e tratativas de casos semelhantes e verídicos que possam ocorrer.

Medo


O irmão e a mulher do acusado relataram o medo e os momentos de tensão que o acusado e a família passam desde o envolvimento do nome dele no caso inexistente. O irmão do acusado disse que além do preconceito que sofre nas ruas, no final de semana passado foi avisado de que o irmão ‘seria o primeiro a morrer’ quando chegasse ao Presídio Estadual de Dourados (PED). "Eles [os presos] não toleram ‘jacks’", disse Eduardo, se referindo ao apelido dado a estupradores. "Mas ele é inocente", completou.


Junto da esposa, o acusado decidiu pedir a divulgação do caso para que o irmão não fosse transferido ao presídio por um crime que não cometeu, correndo o risco de morrer injustamente. A transferência de presos acabou ocorrendo, mas o acusado ficou no 1° DP. Com a coletiva, os parentes esperam que haja mais tranquilidade na família.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mulher morre arrastada pelo carro do marido na frente dos filhos
Policia

Mulher morre arrastada pelo carro do marido na frente dos filhos

22/04/2024 08:45
Mulher morre arrastada pelo carro do marido na frente dos filhos
Homem é preso em flagrante perseguindo sua ex companheira
Policia

Homem é preso em flagrante perseguindo sua ex companheira

22/04/2024 08:30
Homem é preso em flagrante perseguindo sua ex companheira
Polícia Civil prende autor de importunação sexual por descumprir medida protetiva
Dourados

Polícia Civil prende autor de importunação sexual por descumprir medida protetiva

21/04/2024 14:15
Polícia Civil prende autor de importunação sexual por descumprir medida protetiva
Com tombamento de carreta, 8 mil caixas de cerveja são saqueados
Dourados

Com tombamento de carreta, 8 mil caixas de cerveja são saqueados

21/04/2024 13:45
Com tombamento de carreta, 8 mil caixas de cerveja são saqueados
Polícia Civil prende em flagrante traficante de drogas
Nova Alvorada do Sul

Polícia Civil prende em flagrante traficante de drogas

21/04/2024 10:45
Polícia Civil prende em flagrante traficante de drogas
Últimas Notícias