
Projeto que custou aos cofres públicos Estaduais pelo menos R$ 3,9 milhões já rendeu à maior cidade do interior de MS a instalação de 20 câmeras de monitoramento nos principais pontos e nas entradas e saídas do município.
Segundo o comandante do 3° Batalhão de Polícia Militar, coronel Carlos Silva, o projeto deve ocorrer em integração com as forças de segurança na cidade. Carlos Silva ressalta que a empresa responsável pela instalação do sistema não deu uma data específica, mas informou que a fiscalização entra em funcionamento ainda em fevereiro. “O sistema começa funcionar este mês”, disse ao O PROGRESSO.
O principal objetivo é coibir crimes e auxiliar no esclarecimento de delitos, diminuindo ainda mais os índices de criminalidade. “Será uma ajuda neste sentido. Para que bandidos se sintam intimidados e que haja melhor esclarecimento de situações como furtos, roubos, acidentes, entre outros”, disse.
Se o começo é com 20 câmeras instaladas, o projeto prevê, segundo o comandante, a ampliação desta cobertura, mas isto ainda depende de recursos.
“No momento a ideia é interligar com outros projetos de monitoramento, principalmente, da Guarda Municipal, que já tem produzido frutos”, disse o comandante. “Se conseguirmos integrar os projetos do município, Estado e Federal, a cidade de Dourados pode ser uma das mais monitoradas do país”, completou, lembrando do projeto da Guarda Municipal, que previa 39 câmeras em sua plenitude, e do Sisfron, projeto da esfera federal que deve ser implantado.
O comandante ressaltou que este é um passo muito importante para a melhoria da segurança pública no município de Dourados. “Essa atuação ocorrerá também em parceria com outros órgãos de segurança que utilizarão o material das filmagens como troca de informações e base para buscas”, disse.
As imagens colhidas nos pontos em que as câmeras estão instaladas, como por exemplo, o cruzamento das ruas Presidente Vargas e Monte Alegre, em frente à guarita da Nelson de Araújo, e no cruzamento da Marcelino Pires com a rua José de Alencar, serão gerenciadas no Batalhão.
O coronel informou que haverá curso de especialização para os policiais que vão atuar neste departamento, a princípio, ministrado em Dourados. O monitoramento deve ocorrer por 24 horas.
Trunfo
Recentemente, o delegado Mateus Zampieri, titular do Serviço de Investigações Gerais (SIG), falou sobre a importância de imagens de circuito de câmeras na elucidação de crimes. “Devemos ressaltar a importância de circuitos de câmeras de segurança que capta a imagem dos bandidos e facilita a ação policial”, disse.
O delegado explanou sobre circuitos privados de câmeras de segurança, mas o trunfo é o mesmo para evitar que os bandidos saiam impunes. “As câmeras auxiliam muito na investigação. Principalmente, por serem câmeras de boa qualidade”, disse Zampieri, à época.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Luto
Policial militar morre aos 31 anos em decorrência da Covid-19
10/04/2021 07:44

Ponta Porã
Polícia Civil apreende 130 quilos de maconha
09/04/2021 15:59
Campo Grande
Na capital 91 quilos de cocaína é apreendido pela Polícia
09/04/2021 13:44
Polícia
SIG desarticula quadrilha de venda de drogas e receptação de produtos furtados
09/04/2021 11:27

Tragédia
Menina de 10 anos morre afogada no Rio Dourados
09/04/2021 10:30