
O DOF apreendeu 42,5 toneladas da droga, enquanto a PRF apreendeu 53 toneladas de maconha, que somadas apresentam pouco mais de 95 toneladas. Os dois órgãos são os principais responsáveis por apreensões de droga na região de fronteira. Em relação à cocaína, o DOF apreendeu 263,7 quilos e a PRF 1.589 quilos.
Segundo dados do DOF, ainda foram apreendidos em 2015, até 31 de outubro, 70 quilos de haxixe, 28,2 quilos de pasta base de cocaína e 4,4 quilos de crack, além de 5000 comprimidos de ecstasy e 13 unidades de lança-perfume. No ano passado, segundo o sargento Julio Arguelho, eram 245 quilos de cocaína e 53,9 toneladas de maconha apreendidas em MS neste mesmo período.
Já a PRF, além das 53 toneladas de maconha e 1,5 mil quilos de cocaína, foram apreendidos 19 quilos de crack e 3,7 mil esferas de haxixe. Em 2014, neste mesmo período, eram 68,2 toneladas de maconha, 2,3 mil quilos de cocaína, 4 quilos de crack e 6,4 mil esferas de haxixe.
Segundo o departamento de comunicação do DOF, entre as apreensões, destaca-se o aumento de ocorrências de apreensão de cocaína no sul do Estado. “Culturalmente, maconha entra pela região sul do Estado e cocaína, especialmente, por Corumbá, mas isso tem mudado com relação à cocaína que, este ano, foi na maioria das ocorrências apreendida também na região sul, em cidades como Ponta Porã, Amambaí, Caarapó e Juti”, aponta o setor estatístico. “Mesmo que tenha havido esse aumento, a maior apreensão de cocaína do DOF foi de 64 quilos, em Corumbá”, disse o sargento Julio Arguelho. A maior apreensão de maconha feita pelo Departamento, foi de 5 toneladas, em Amambai.
Segundo o Núcleo de Comunicação da PRF, as apreensões de cocaína continuam sendo, na maioria, em Corumbá, mesmo que apreensões no sul do Estado ocorram com frequência cada vez maior. No ano passado, o balanço final do ano apresentou 74,7 toneladas de maconha e 2,6 mil quilos de cocaína.
Cigarros
A PRF apresentou queda em boa parte das apreensões, mas a de cigarros contrabandeados já superou o número total de 2014, mesmo há dois meses do fim do ano de 2015.
No ano passado, até 31 de outubro eram poucos mais de 1 milhão de pacotes e até 31 de dezembro 1,2 milhão. Em 2015, até 31 de outubro, já são 1,4 milhão de pacotes apreendidos.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Política
Projeto prevê renda básica durante calamidade pública ou emergência
04/03/2021 12:30

Polícia
Polícia Civil prende três indivíduos por receptação em Rio Brilhante
04/03/2021 10:12

Polícia
PMA de Mundo Novo resgata lobinho ferido à margem da rodovia BR 163 depois de atropelamento
04/03/2021 09:56

Política
Proposta isenta de taxas o veículo recuperado pela polícia após furto
03/03/2021 16:00

Política
Comissão de Orçamento aprova relatório com previsão de R$ 1,595 tri
03/03/2021 15:30