Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
20º
Opinião

Psicologia: a fonte e o pote

16 Fev 2016 - 11h36
Psicologia: a fonte e o pote -
Luiz Tadeu M. de Oliveira

Será que você já percebeu que as causas de seus dramas humanos estão única e exclusivamente localizados, em profundidade, em si mesmo?


Sim, a qualidade relacional, de pensar, de “pelo o que vale a pena viver” é fruto de si, desse tal de ego.


A continuar assim, o toque da dimensão superior mental, da região sábia, justa e que poderia estar lhe ajudando a caminhar mais leve, fica distante... Numa reflexão paradoxal, o ego cansa de si mesmo, ou VOCÊ CANSA DE SI. Já se olhou no espelho com aquele olhar de “preciso fazer algo por mim, pois minha vida está rotineira, sem sentido?”.


Mesmo assim, é o ego questionando a si próprio....


Chega um tempo ai dentro, que você quer mudar de profissão, relações, valores, local....é hora de caminhar mais um pouco, e uma força irresistível te leva para algo.


Você conseguirá desistir de todas as ocupações do ego para aceitar o “chamado”.


Na realidade, provavelmente você continuará fazendo as mesmas coisas, mas nunca mais da mesma forma, o seu olhar alterou-se.


Semelhantemente, o que o professor Hermógenes, falecido, dizia: Não é feliz quem não solta aquilo que lhe traz felicidade... Permanência-Impermanência-Interdependência-Transparência-Transcendência... Ir além do ego.


Incrível que, mesmo assim, cada ser que aceita o chamamento desse “algo”, utilizará o pequeno ego como uma ajuda para a consciência maior, desfrutando de uma inesgotável felicidade, sentindo no âmago do coração qual valioso é o ego como instrumento de comunicação desse “algo”.


O que é esse pequeno ego? É como um pote de água numa fonte. Se a água do pote for juntado à da fonte, as duas são intrinsecamente uma só, o pote que as separa deve ser retirado, e a água do pote e da fonte se tornarão uma.


A causa dessa aparente diferença entre você/ego e os seus recursos sábios e justos aí de dentro é a mente individual, o pote.


Psicólogo Clínico CRP 14/44122 Hipnoterapeuta, Prof. Univ. Estadual do MS. e-mail: [email protected]

Deixe seu Comentário