Dourados – MS quinta, 18 de abril de 2024
14º
Kelma Carrenho

O advogado é indispensável à administração da Justiça

11 Ago 2016 - 06h00
O advogado é indispensável à administração da Justiça -
Dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Advogado! Essa data foi escolhida para homenagear o advogado, pois neste mesmo dia, no ano de 1827, foram instituídas as duas primeiras Faculdades de Direito do Brasil, a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, localizada em São Paulo e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, que em 1854 foi transferida para a cidade de Recife. Dessa forma, a comemoração do Dia do Advogado, no Brasil, é também uma celebração sobre o início do ensino das disciplinas jurídicas em solo brasileiro.


No Brasil, ao contrário de outros países da América Latina, até a fase do Império, não havia nenhuma instituição educacional oficial, havia apenas o sistema de ensino praticado pelos jesuítas. Assim, as primeiras faculdades propriamente ditas a serem instituídas no Brasil foram São Paulo e Olinda, cinco anos após a Independência do país. Mais do que formar bacharéis em Direito, essas duas faculdades foram os primeiros centros de formação de intelectuais. Foi dessas faculdades de Direito que saíram nomes como Castro Alves, Gonçalves Dias, Joaquim Nabuco, Pontes de Miranda, Sílvio Romero, Tobias Barreto e muitos outros.


Atualmente, a profissão de advogado tem passado por muitas transformações e explorado muitos horizontes. Chega-se a afirmar que a cada dia o advogado tem se aproximado mais do real teor do artigo 133 da Constituição Federal que diz: "O advogado é indispensável à administração da justiça". Este artigo da Constituição diz que a função do advogado vai muito além que apenas defender seu cliente num processo judicial. Como já dizia Hans Kelsen, autor do livro Teoria geral do Direito e do Estado, "Justiça é o eterno anseio do homem pela felicidade. É a felicidade que o homem não pode encontrar como indivíduo isolado e que, portanto, procura em sociedade. A justiça é a felicidade social". (2005, p.9).


Assim, a palavra Justiça vai muito além das quatro paredes do prédio do Fórum, a Justiça é um estado social. Uma sociedade justa é uma sociedade feliz! E o advogado tem papel primordial na construção desta sociedade justa e feliz! Não se consegue ser advogado somente das oito da manhã às seis da tarde, quando se exerce esse múnus, essa função, e se carrega esse título, é durante vinte e quatro horas de cada dia! Então onde o advogado estiver ele terá em suas mãos os instrumentos necessários para que essa sociedade justa e feliz seja implementada! Atualmente essa prática tem se expandido por meio da já tão conhecida Advocacia Preventiva! O exercício da advocacia preventiva vai de encontro a esse conceito de sociedade justa e sociedade feliz.


No exercício da advocacia preventiva busca-se a prevenção de litígios, busca-se evitar que alguns problemas cheguem até ao Fórum. Com a advocacia preventiva a sociedade como um todo evita se submeter a processos judiciais que se arrastam anos para ter fim e para se chegar a uma solução que com certeza poderia ter sido encontrada com a consultoria preventiva de um advogado.


Portanto, o advogado não serve apenas para defender seu cliente perante o juiz, ele serve também para orientar seu cliente para que nem chegue a existir esse desgaste financeiro e psicológico ocasionado por um processo judicial! Desta forma, complementando a frase, o advogado é indispensável à manutenção de uma sociedade justa e feliz! Por isso, valorize os advogados e advogadas, que são tão essenciais em nossa sociedade! Sempre tenha uma(o) advogada(o) de sua confiança por perto!


Advogada com Especializações em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e Direito Processual. e-mail: [email protected]

Deixe seu Comentário