Dourados – MS quinta, 28 de março de 2024
24º
Renove sua CNH
Opinião

Crise! E agora?

03 Dez 2015 - 10h30
Crise! E agora? -
Cecília de Lara Yamashita


Você já ouviu falar em coaching e seus benefícios?


O Coaching é um processo que visa solucionar problemas pessoais e profissionais, aumentando o potencial necessário para atingir os objetivos almejados através da análise do seu estado atual e da definição do seu estado desejado (onde quer chegar, suas metas e objetivos). A partir deste processo é criado um plano de ação, um passo a passo para sair da condição em que se encontra o cliente visando conquistar o estado almejado.


Surpreenda-se com essa metodologia inovadora que aumenta o potencial objetivando os resultados positivos através de cinco passos:


FOCO: Ponto inicial em que o cliente obtém um elevado nível de autoconhecimento através de técnicas e ferramentas. Quando passamos por um processo de autoconhecimento, podemos identificar motivações mais profundas, definir missões, identificar pontos fortes e valores pessoais, obtendo outras percepções primordiais para determinar o estado desejado.


PLANEJAMENTO: Estabelece os passos que serão necessários realizar durante o processo. Momento em que o cliente e o coach estruturam o plano de ação definindo todos os procedimentos necessários para seguir em direção ao objetivo.


AÇÃO: A cada sessão será designado uma tarefa (estabelecida entre o coach e o cliente) para que o cliente saia da sua zona de conforto realizando pequenos passos. A execução dessas tarefas é de suma importância para adquirir segurança e permanecer motivado.


MELHORIA CONTÍNUA: Ao decorrer do processo serão avaliados os resultados esperados de cada tarefa realizada, evoluindo em sua jornada e se aperfeiçoando a cada passo. O cliente armazena conhecimento e habilidade para realizar mudança de melhorias graduais com as atitudes executadas neste processo.
RESULTADO: Momento em que o cliente transforma o seu projeto em realidade com autonomia de seguir adiante.


Segundo o filósofo Galileu Galilei (1564-1642), “não se pode ensinar nada a um homem; só é possível ajudá-lo a encontrar a coisa dentro de si”. Você é a única pessoa que pode se responsabilizar pelo o que está acontecendo em sua vida e tomar uma ação para a mudança. O coaching não cria dependência, o coachee (cliente) entra em constante aprendizado através de suas próprias ações realizadas durante o processo.


Um estudo publicado no Public Personal Manangemet Jounal, concluiu que os executivos que participaram de um treinamento gerencial aumentaram em 24% sua produtividade. E aqueles que tiveram coaching após este treinamento aumentaram sua produtividade em 88%. O coaching ajuda no processo de mudança de forma duradoura e efetiva, potencializando o aprendizado.
 

Em tempos difíceis é muito importante estar conectado com à paixão (propósito de vida) que funcionará como o combustível para que o seu trabalho se torne eficiente e produtivo, pois essa será a direção que te manterá sempre no “trilho”. Em minhas sessões costumo dar ênfase no autoconhecimento. Quando o cliente conhece seus pontos fortes, pontos a serem melhorados, motivações mais profundas e seus traços/perfis comportamentais, emocionais e mentais, adquire uma abertura visual, passando a prosperar em sua vida e tendo como consequência, uma melhoria significativa nos seus relacionamentos intra e interpessoais.


Para superar um obstáculo (crise), você precisa ser maior do que ele (estar no controle), focando nas oportunidades sem limitar as opções (afinal, quem se limita será, fará e terá sempre pouco de si e da vida). Saiba se preparar para enfrentar suas dificuldades buscando de maneira determinada e estruturada através do coaching o seu potencial pessoal e único para avançar rumo aos seus sonhos.

Coach, CRA-RJ 86172. e-mail: [email protected]

Deixe seu Comentário