Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
31º
UEMS - Pantanal
João Carlos Silva

Aprendizado Rural Ao Campo

30 Jun 2016 - 06h00
Aprendizado Rural Ao Campo -
Li recentemente um artigo do professor Clodoaldo Martins, um dos influentes do Senar-MS, que ressaltava o valor da aprendizagem rural para os dias atuais e que que contemplava o campo com mecanismos de grande utilidade para o enfrentamento da crise economica que vive o Brasil. Realidade para quem faz do campo sua fonte de renda gerando empregos definidos com valor agregado aos produtos que do campo todos nós consumimos. Hoje vivemos um momento interessante diante da crise.


Antigamente a coqueluche do campo era o setor leiteiro que perdeu vez ao longo dos anos para uma política distorcida para o setor e que sómente agora voltou ao cenário com força total. A tecnologia ao setor do leite é um fato de dimensão explendorosa dando sustentabilidade ao produtor e segurança ao seu negócio.


O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural tem muito a ver com isso. São inúmeros projetos que alcançam o homem do campo com velocidade imperiosa e com conteúdo muito forte em diversos aspectos. "Dia de Campo" é um dos mais importantes projetos até então. Nesse dia a tecnologia chega muito próxima ao homem do campo com excelência sem igual.


Essa qualidade oferecida pelo Senar-MS trouxe ao campo desse estado toda musculatura técnica que necessitava atingindo indices formidáveis em rentabilidade e oferta nos produtos comercializados.


Todo mundo sabe que o campo não é ensinamento e sim prática. Com o passar dos anos essa metodologia foi mudando com a elevada ambição mundial em sempre ter na mesa produtos de origem e avaliados positivamente. O Brasil foi tomando conta do mercado internacional e também recebendo produtos oriundos de outros paises para nosso consumo interno.


A cada lição que os frequentadores do Senar acabam por absorver todos nós acabamos por absorver também pois são ensinamentos que vão ser empregados no manuseio da terra e também no cuidado nas culturas em questão.


Quem faz do Senar sua sala de aula para melhorar conhecimentos sabe muito bem o valor que isso terá na sua vida profissional. Esse Brasil de conhecimentos e avanço de tecnologia é que precisamos para avançarmos cada vez mais mudialmente. O campo não é refém da crise e nunca poderá ser.


Como muito bem escreveu o professor Clodoaldo Martins em seu artigo, o campo sobrevive aos piores tsunamis e resiste ao tempo com uma versatilidade sem igual.


Na verdade, o Senar faz parte do contexto rural que o Estado sempre contemplou o Brasil com seus amplos e positivos resultados.


Articulista e consultor. e-mail: [email protected]

Deixe seu Comentário