Dourados – MS terça, 16 de abril de 2024
22º
Opinião

A Voz e a Oratória

27 Out 2015 - 10h19
A Voz e a Oratória -
Ademir G. Baena

Muitas pessoas desejam e, por razões profissionais, ser um bom comunicador. No entanto, comunicar-se bem, transmitir segurança, personalidade, credibilidade não é algo tão fácil quanto parece ser, mas é algo que pode ser aprendido, conquistado.


A voz é o cartão de visita do orador, embora, muitos oradores não possuem uma voz bonita, que pudesse servir de exemplo estético, mas com certeza demonstram personalidade na maneira de se expressar. Independentemente da qualidade estética da voz, é importante que se fale com firmeza e demonstre personalidade, conhecimento, sobriedade. As pessoas nos julgam pelo modo como falamos.


A voz manifesta projeta para o ambiente a personalidade do comunicador. Através dela nós expressamos nossos sentimentos, com a voz nós informamos, fazemos sugestões, persuadimos, a voz fascina ou desencanta os ouvintes.


A oratória é uma arte, arte esta que pode ser desenvolvida, algumas pessoas tem uma habilidade natural de se expressar, possuem um talento natural de persuasão, convencer, deleitar ou comover por meio das palavras.


O uso da palavra falada deixou de ser privilégios de profissionais que tem a voz como instrumento de trabalho, como os religiosos, políticos, advogados, alastrou-se para outros e variados setores de atividades. Atualmente uma maioria de outras classes de profissionais como: empresários, profissionais liberais, executivos, técnicos entre outros, necessitam cada vez mais de uma boa comunicação, necessitam ser bons oradores,
Considerando que normalmente no seu cotidiano precisam falar bem, expressar-se bem, ter uma voz bem impostada, saber usar os gestos – lembrando que o corpo fala-, para enfrentar as mais diferente situações: dirigir ou participar de reuniões, presidir trabalhos e solenidades, comandar subordinados, vender ou apresentar os mais variados produtos e serviços, ministrar cursos e palestras e, outros acontecimentos, aonde a oratória, tendo como base a voz, a articulação precisa, o uso dos gestos, deve ter harmonia, para que se alcance o sucesso desejado.


Todos esses aspectos da comunicação precisam atuar de forma harmoniosa e, nunca se deve esquecer que não basta conhecer o conteúdo, a matéria que ira expor.


Para ser bem sucedido é preciso que você fale sempre com energia, entusiasmo, disposição e com muita emoção.


Além de tudo seja você mesmo, seja natural, quanto mais espontânea for a sua maneira de se comunicar, mais confiança você sentira e mais respeito e admiração você vai conquistar.


A qualidade vocal é considerada nos dias atuais, o mais completo atributo do individuo.


A habilidade de comunicação interpessoal é extremamente exigida no ambiente profissional.


 Falar bem, ter uma voz bem impostada, ter uma boa oratória, é uma arte a ser conquistada.


Fonoaudiólogo Especialista em Voz

Deixe seu Comentário