Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
28º
UEMS - Pantanal
Dia-a-Dia

Volume das chuvas deixa quatro rios do MS em nível de alerta

13 Jan 2016 - 07h00Por #06/08/2012 14h38 - Atualizado em 06/08/2012 14h38#Polícia prende sete no DF por tráfico de cocaína
Rio Aquidauana  superou a cota  e está  em nível de emergência. - Crédito: Foto: Acervo O ProgressoRio Aquidauana superou a cota e está em nível de emergência. - Crédito: Foto: Acervo O Progresso
Dados da Sala de Situação do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) confirmam Nível de Alerta em quatro rios do Estado: Pardo, Coxim e Miranda. O Aquidauana, o quarto, já superou a cota de transbordo e está em nível de emergência.


O Nível de Alerta é emitido pela Sala de Situação no momento em que as medições apontam que a altura do rio ultrapassa a cota de permanência (média máxima) em 5%. As intensas chuvas observadas nas regiões nos últimos dias explicam a constante elevação das águas.


Para o Aquidauana o Nível de Emergência foi emitido anteontem. No fim da tarde a altura do rio superou os oito metros, medida máxima do leito. A partir deste limite a água começa a avançar em áreas próximas e tomas várzeas e terrenos baixos.


A Plataforma de Coletas de Dados do rio Pardo, localizada na Fazenda Buriti, aponta uma elevação de 604 centímetros para 622 cm, tendência explicada pelo grande volume de chuva: 20 milímetros nas últimas 24 horas. Já a do rio Coxim, aponta ligeiro recuo do nível, de 475 centímetros para 468 cm, porém ainda acima da cota de permanência; No rio Miranda o nível saltou de 645 centímetros para 647 cm na Plataforma de Coleta de Dados localizada na parte mais alta e de 728 centímetros para 743 cm na estação da Estrada MT-738, na jusante do rio.


Com os números nas mãos, os técnicos avaliam com exatidão o momento em que os rios poderão ultrapassar os limites de suas calhas e inundar as regiões mais baixas, bem como o tamanho da área que a inundação pode alcançar.

Deixe seu Comentário