Dourados – MS sexta, 29 de março de 2024
28º
Renove sua CNH
Edições Especiais

Vivaldi investiu na assistência social e saúde do colono

18 Dez 2015 - 11h15
Vivaldi de Oliveira - PTB. - Crédito: Foto: Acervo  O PROGRESSOVivaldi de Oliveira - PTB. - Crédito: Foto: Acervo O PROGRESSO
Fátima Frota



Em 1959, Dourados tinha 24 anos de emancipação político-administrativa e, como todas as cidades, também passava por muitas dificuldades, pois, muitas vezes, os repasses destinados à prefeitura pelo Governo Federal ficavam represados no Estado. A assistência aos colonos, principalmente com medicamentos, eram distribuídos na gestão do prefeito Vivaldi de Oliveira. A população de Dourados era estimada em 15 mil pessoas e pelo menos 100 mil em toda a Colônia Agrícola.


O 9º prefeito de Dourados, Vivaldi de Oliveira, construiu as duas primeiras quadras de asfalto na Avenida Marcelino Pires. O PROGRESSO noticiou. “Asfaltamento da cidade! (...) concretizando uma das nossas maiores aspirações”, registrou o jornal.


O prefeito mineiro se licenciou para disputar o cargo de deputado estadual e foi o mais votado em Mato Grosso. O presidente da Câmara, Jonas Francisco Dourado, assumiu a prefeitura em 19 de agosto de 1962.


Três anos antes, em novembro de 1959, o Lions Clube realizou a primeira mesa redonda de debates de problemas regionais. O regimento interno do evento foi publicado no O PROGRESSO. “O objetivo é reunir periodicamente, as autoridades e pessoas capazes de debater os principais problemas da região, aventando as soluções mais rápidas para cada um e encaminhando suas conclusões a quem lhes poderá dar soluções”.


As inaugurações da agência de passageiros das empresas de transportes Andorinha e Cabana e a Agência de Dourados do Banco do Brasil auxiliaram no desenvolvimento da cidade.


Na área da educação, naquele período, ocorreu concurso para professores primários, em todo o Estado de Mato Grosso.

Bibliografia: Edições de 1959 e 1960 de O PROGRESSO. Livro: 71 – Legislativo de Dourados- 1935 - 2006

Deixe seu Comentário