Dourados – MS quinta, 28 de março de 2024
26º
Renove sua CNH
Estudantes

Vistoria de transporte escolar inicia no 2º semestre de 2016

04 Jul 2016 - 19h08
Após a vistoria, se o condutor e o veículo forem aprovados o veículo recebe um selo que atesta a conformidade com a lei. - Crédito: Foto: AcervoApós a vistoria, se o condutor e o veículo forem aprovados o veículo recebe um selo que atesta a conformidade com a lei. - Crédito: Foto: Acervo
Em Mato Grosso do Sul, mais de 64 mil estudantes são transportados diariamente em veículos, sendo 23% crianças entre 4 a 7 anos. Para garantir a segurança dos alunos em transportes escolares, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS) realiza semestralmente a vistoria desses veículos.


O cronograma completo das vistorias para o segundo semestre foi publicado no site do órgão, na sexta-feira. Até 29 de julho, as vistorias serão feitas nos veículos que atuam em Campo Grande.


Durante o procedimento são verificadas as condições do veículo e se o condutor atende alguns requisitos determinados no artigo 138 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como por exemplo, ter mais de 21 anos, possuir CNH categoria "D" e o curso de Transporte Escolar.


Além disso, o condutor não pode ter cometido infração grave, gravíssima ou ser reincidente na infração média e deve possuir as negativas criminais de estupro, corrupção de menores, tráfico de drogas, entre outros.


Já no veículo, os itens verificados são: os equipamentos obrigatórios e de segurança, sistema de iluminação, de freios, dispositivos de alerta e documentos obrigatórios. Após a vistoria, se o condutor e o veículo forem aprovados, o veículo recebe um selo que atesta a conformidade com a Lei. Para conferir os documentos necessários basta acessar o link de Transporte Escolar no site do Detran-MS. Na página também é possível verificar as prestadoras de serviços que estão credenciadas e realizar denúncias.

Deixe seu Comentário