
A maioria dos produtos estavam sendo vendidos em supermercados, mercearias e padarias de Dourados. Parte das apreensões foi encaminhada ao aterro sanitário.
O diretor de Vigilância e Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Eduardo Arteiro Marcondes, alerta que o consumidor deve denunciar junto à Vigilância Sanitária ou ao Procon, caso encontrem alguma irregularidade.
O consumidor também deve observar os rótulos dos produtos e o prazo de validade, principalmente para não comprar um produto que não tenha procedência. Jamais comprar um produto que não tenha a indicação de origem e que apresentem algum tipo de irregularidade.
Além de colocar em risco a saúde das pessoas, quem vende esse tipo de alimento com o prazo de validade vencido está cometendo um crime contra as relações de consumo. A pena pode chegar a três anos e quatro meses de prisão.
De acordo com o Procon, o cliente que comprar produto vencido ou estragado tem o direito de trocar o alimento ou receber o dinheiro de volta. Se o consumidor passar mal por ter consumido um alimento assim pode até processar quem vendeu o produto. Por isso é importante que os consumidores guardem a nota fiscal.
De acordo com Marcondes, parte das apreensões foram feitas durante as ações compartilhadas promovidas semanalmente pela prefeitura.
AÇÃO COMPARTILHADA
A Vigilância Sanitária participa hoje de mais uma ação compartilhada, desta vez, na Chácara Caiuás. Entre 8h e 17h, os fiscais da Vigilância Sanitária vão visitar os estabelecimentos comerciais para verificar se os alimentos ou medicamentos estão sendo vendidos dentro das normas sanitárias.
A ação compartilhada tem o objetivo de mobilizar toda a população do bairro, envolvendo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vigilância Sanitária, o setor de imunização, Vigilância Epidemiológica, o programa de hanseníase e tuberculose, DST/Aids e Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
De acordo com Eduardo Arteiro Marcondes, o programa começou em abril e já promoveu 15 ações da mesma modalidade em vários bairros da cidade.