Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
15º
Editorial

Valorização do esporte

11 Dez 2021 - 08h00Por Da Redação
Valorização do esporte -

A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, já que está provado que reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica, além de desenvolver e melhorar tais formações. Mas se existe tantos benefícios, por que então a prática esportiva não é valorizada? Dourados é um exemplo que o setor é esquecido e abandonado.

Praças, parques e quadras esportivas públicas depredados e abandonados revelam o quanto o poder público pouco dá atenção ao esporte. Na adolescência, as pessoas são influenciadas pelo consumismo, problemas psicológicos, hábitos prejudiciais que também influenciam as demais faixas etárias, gerando conflitos internos que desviam valores e aprendizagens antes obtidos. É neste processo que o esporte mostra sua grande contribuição à sociedade.

Cada esporte possui suas particularidades que envolvem as pessoas e as fazem optar por qual praticar. Os esportes influenciam no desenvolvimento saudável dessas e os distanciam da mentalidade distorcida que hoje se prega no mundo, e ainda faz com que as pessoas se distanciem da criminalidade que está presente em todos os locais de forma bastante organizada e sedutora.

A vila olímpica indígena na aldeia Jaguapiru em Dourados foi inaugurada há 10 anos, com a proposta de oferecer qualidade de vida aos indígenas. Sem projetos, o espaço ficou abandonado, um prato cheio pra criminalidade e vandalismo. Em ruínas, o espaço necessita de ampla reforma. 

Mas esse problema não se restringe apenas na Reserva Indígena. As poucas praças e parques da cidade também estão abandonados, a exemplo do Parque do córrego Rego D’água. Inaugurado em 2014, o local que poderia atrair a população para passeio e prática de esportes, acaba afugentando o povo devido ao precário estado que se encontra. 

No cotidiano, nos mais diferentes pontos de encontro de sociabilidade dos espaços esportivos, tanto públicos (escolas, parques, praças) quanto privados (academias, escolinhas de esportes, ginásios), a prática esportiva produz uma série de valores no seu contexto. Liderança, trabalho em equipe, respeito às regras, são alguns exemplos de valores que são vivenciados, muitas vezes indiretamente.

Neste contexto, os programas e projetos sociais são fundamentais na construção da cidadania, da criação de oportunidades para crianças e jovens excluídos, criando assim, uma perspectiva de futuro melhor. Possibilitar que crianças e jovens vivenciem atividades esportivas, pedagógicas, alimentação balanceada, e, acima de tudo, o direito de poder brincar e se divertir, se sociabilizar com demais crianças, criar vínculos de amizade, afastando-as e as conscientizando do perigo das drogas, são alguns dos objetivos dos projetos sociais conhecidos pelo mundo afora por governos e instituições, contudo, pouco é empregado na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Passou da hora do governo dar importância ao que é importante, saudável e proporciona qualidade de vida à sua população.

Deixe seu Comentário