Dourados – MS segunda, 28 de setembro de 2020
Dourados
32º max
21º min
cães e gatos

Vacinação antirrábica continua em Dourados

17 Jun 2016 - 10h15
Esta semana as equipes do CCZ estão concentradas no Jardim Novo Horizonte e neste sábado na unidade de saúde local.
Foto: A. Frota - Esta semana as equipes do CCZ estão concentradas no Jardim Novo Horizonte e neste sábado na unidade de saúde local. Foto: A. Frota -
Mesmo com o frio intenso de sábado passado, dia 11, muitos moradores procuraram o posto fixo da Seleta, no Grande Flórida, para vacinar seus animais. Durante todo o dia mais de mil cães e gatos foram vacinados.

De acordo com o CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) a vacinação começou pelo Grande Flórida, onde as equipes se concentraram desde o dia 7 deste mês e culminou com a vacinação no posto fixo da Seleta.

Esta semana as equipes do CCZ estão concentradas no Jardim Novo Horizonte. No próximo sábado, 18, será montado um posto fixo na unidade de saúde local. A coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre da Silva, explica que as equipes estão passando de casa em casa, durante a semana, fazendo a vacinação nos animais, seguindo um cronograma.

Somente no sábado é montado um posto fixo na mesma região onde foram trabalhadas as residências durante a semana. "Essa forma de passar de casa em casa é uma estratégia para que mais animais sejam vacinados, já que muitas vezes o dono esquece ou não tem tempo", explica.

São quatro equipes do CCZ que durante a semana fazem o trabalho itinerante das 8h às 17h. E o posto fixo é montado no sábado para aqueles moradores não encontrados em suas casas durante a semana possam levar seus animais para serem vacinados. O posto fixo é aberto a pessoas de quaisquer bairros da cidade que queiram levar seus animais para receber a imunização.

"Nós estamos fazendo uma programação semanal e vamos percorrer todas as regiões da cidade durante os próximos meses, com trabalho itinerante e postos fixos", explicou a coordenadora do CCZ.

A meta é imunizar 80% da população canina e felina da cidade. Devem tomar as doses, cães e gatos acima de quatro meses de vida, incluindo fêmeas prenhas ou amamentando, já que não há contraindicação para estas. Outros tipos de animais não serão imunizados contra a doença.

A vacina é totalmente gratuita e deve ser aplicada somente pelos agentes do CCZ. Não há distribuição, ou seja, o dono não pode buscar a dose para aplicar em casa, é preciso levar o cão ou gato que será imunizado até o local devido ou permitir a imunização quando o servidor chegar a sua casa. A medida visa melhor controle sobre a imunização.

Deixe seu Comentário