Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
15º
Dia-a-Dia

Unimed previne estresse hoje na praça

26 Mai 2011 - 07h53
Unimed previne estresse hoje na praça -
DOURADOS – O Programa de Medicina Preventiva Bem Viver da Unimed Dourados vai à Praça Antônio João hoje, a partir das 14h, para desenvolver atividades de combate ao estresse. “Além de esclarecer as pessoas sobre os riscos desse mal e orienta-las sobre as formas de identificação do estresse, também vamos incentivar à prática de atividades físicas que busquem o equilíbrio corpo-mente, associadas aos exercícios de fortalecimento muscular e condicionamento cardio-respiratório”, explica Mayara Fabbro Francelino, fisioterapeuta do Programa Bem Viver.

As pessoas que passarem pela Praça Antônio João, das 13h às 17h poderão participar gratuitamente das atividades que serão promovidas pelas equipes do Programa Bem Viver da Unimed. “O estresse é uma reação do nosso corpo que acontece quando precisamos lidar com situações que exigem um grande esforço físico ou emocional para serem superados”, salienta Mayara. “Para o nosso organismo, o estresse é uma situação de perigo, quando o próprio organismo arma-se e lança no sangue uma série de hormônios, como a adrenalina e o cortisol, mas chega uma hora em que o organismo fica debilitado”, conclui.

De acordo com a fisoterapeuta do Bem Viver, é nesse momento que surgem as primeiras conseqüências do estresse, como distúrbios intestinais, queda de cabelo, dores de cabeça, irritabilidade, dores musculares e aumento da pressão arterial. “Investir em atividades de relaxamento, lazer e esportes é um importante aliado na hora de combater o estresse e vamos mostrar nesta quinta-feira, na Praça Antônio João, que isso é possível no cotidiano das pessoas”, conclui.

A educadora física Mariana Rigas, que também faz parte do Programa de Medicina Preventiva Bem Viver da Unimed Dourados, enfatiza que a orientação é para que as pessoas pratiquem atividades físicas. “Sabendo que as atividades físicas são responsáveis por sensações de prazer e bem estar, combatendo as conseqüências negativas do estresse, nossa equipe elaborou esse projeto para incentivar à prática de atividades físicas que busquem o equilíbrio corpo-mente, associadas aos exercícios de fortalecimento muscular e condicionamento cardio-respiratório”, enfatiza Mariana.

Ela explica que as atividades que serão realizadas das 13h às 17h na Praça Antônio João visam esclarecer as pessoas sobre a dinâmica do estresse no dia a dia, além de fornecer dicas de controle e combate as complicações do estresse. “Todo esse trabalho se dará através de entrega de folders informativos, atividades manuais, brincadeiras, jogos e atividade física”, completa.

ESTRESSE

O estresse é uma reação do organismo a um esforço extremo ou importante. Em geral, ativa um processo hormonal e nervoso baseado em um estado de alerta, o que explica o aumento do ritmo cardíaco e do estado de vigilância. Às vezes o estresse pode ser benéfico (como na preparação de uma prova ou como reação a uma situação de perigo) mas também pode levar a uma situação que desencadea úlceras ou ainda diversos problemas psíquicos como fadiga, distúrbios do sono, depressão. O estresse diminui, ainda, a qualidade de vida reduzindo os sentimentos de prazer e realização, e os relacionamentos são freqüentemente prejudicados.

Deixe seu Comentário