Dourados – MS quinta, 22 de outubro de 2020
Dourados
34º max
21º min
Influx
Dia-a-Dia

Unigran lança livro infantil ecológico

03 Jun 2011 - 22h05
Livro ajudará as crianças a adquirirem consciência ecológica - Livro ajudará as crianças a adquirirem consciência ecológica -
DOURADOS - A XI Semana do Meio Ambiente contou com o lançamento do livro “Legislação Ambiental para Crianças”. A obra, que foi lançada ontem, é uma idealização da professora do curso de Ciências Biológicas da Unigran, Giani Missiriam, e traz uma proposta didática para trabalhar as leis ambientais com as crianças das escolas de Dourados e região.

De acordo com a bióloga, o livro servirá de apoio para os professores de anos iniciais. “A ideia veio por meio da docência, esse conteúdo de legislação ambiental está no referencial curricular da educação básica do estado e, até então, não existia um material que desse um direcionamento para o professor de como trabalhar essa legislação com as crianças”, relatou Giani.

O livro terá uma versão impressa e online e será distribuído gratuitamente para as escolas públicas de Dourados e região.

A criação do livro contou com a participação direta dos alunos do 5° semestre de Ciências Biológicas, turma onde a professora ministra a disciplina de Educação Ambiental. “Os alunos abraçaram comigo a ideia, tivemos dois meses para montar o material, porque queríamos lançar na semana do Meio Ambiente”, disse a professora.

Para a acadêmica Jugreiddi Birck Ximenes, que juntamente com outros colegas participou da autoria do livro, a experiência foi boa. “Superou nossas expectativas, nosso objetivo era passar que existe sim algo que protege nossa natureza e eles entenderam”, disse a acadêmica em relação às crianças.


Francieli Moreira da Silva, acadêmica que também participou do projeto do livro contou que os desenhos que ilustram o livro foram feitos pelas crianças através de um concurso. “Nos surpreendemos com os desenhos, pois ali vimos que eles compreenderam o que queríamos,” relatou.

A professora Giani explica que a participação dos acadêmicos nesse projeto é importante para a formação deles. “Essa atividade foi uma possibilidade de relação com o cotidiano, uma aplicação do que se vê e do que se trabalha em sala de aula em algo materializado, além de estimular a docência”.


Ecologicamente correto

Ensinar a produzir hortas em pequenos espaços utilizando materiais recicláveis, foi com esse objetivo que o coordenador de Tecnologia em Produção Agrícola da Unigran, Fábio Régis de Souza, ministrou o mini-curso “Hortas Urbanas”.

Ao contrário do esperado, o professor não se limitou às Ciências Biológicas e Agrárias, pois o tema era relacionado com a realidade de grande parte dos acadêmicos. “Alguns moram com os pais, mas outros moram em kitnets ou apartamentos e a ideia era mostrar que existe uma possibilidade de eles produzirem o próprio alimento, mesmo estando em um pequeno espaço”, diz Fábio Souza.

O acadêmico do 1º semestre de Agronomia, Renan Pialarissi, vê a importância da reutilização de materiais que, em outras situações, acabariam poluindo o meio ambiente. “Coisa que a gente descarta em casa, a gente pode aproveitar, como, por exemplo, para fazer uma mini-horta”, diz.

O professor aponta que a preocupação com a preservação ambiental vai além das salas de aula. “Eu creio que nós poderíamos mudar a realidade de grande parte da sociedade”, diz Fábio Régis. Ele diz ainda que universitários conscientes de seu papel na sociedade só podem oferecer melhorias para a sociedade. “Isso contribuiria muito para o desenvolvimento sustentável e consciente de uma sociedade para o futuro. E acredito que os universitários de Dourados teriam um papel fundamental na transformação dessa sociedade”, finaliza.

Deixe seu Comentário