Dourados – MS terça, 16 de abril de 2024
23º
UFGD

UFGD realiza torneio de vídeos de Física para alunos do Ensino Médio

03 Ago 2016 - 15h45Por Valéria Araújo Do Progresso
UFGD realiza torneio de vídeos de Física para alunos do Ensino Médio -
A UFGD irá realizar a 1ª edição da Olimpíada Física em 1 minuto: Desafio em vídeos. A ação será voltada a alunos do ensino médio, que elaborarão vídeos de no máximo 1 minuto sobre conceitos de Física. Os vídeos serão avaliados por uma comissão formada por docentes do Ensino Superior e da Educação Básica. O projeto tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino de ciências em escolas públicas e despertar o interesse de alunos para as carreiras científicas.

Podem participar estudantes que estiverem regularmente matriculados em qualquer série do Ensino Médio de escolas públicas da cidade de Dourados e região. O vídeo deve ser gravado individualmente ou em dupla de estudantes da mesma escola e série e não poderá ter apoio de nenhuma empresa ou profissional da área de comunicação. Os vídeos deverão abordar um ou mais conceitos de física e estar relacionados aos temas "Física na agricultura" ou "A luz e suas aplicações".

Para participar, um professor da escola deverá enviar um e-mail para [email protected] informando nome completo, nome dos integrantes do grupo, escola em que leciona e telefone para contato. Os vídeos deverão ser entregues à comissão organizadora até o dia 31 de agosto de 2016. Serão avaliados dois aspectos dos vídeos: conceitos físicos relacionados ao tema e material produzido. Todos os alunos deverão entregar uma autorização assinada pelo seu representante legal autorizando a participação. A autorização seguirá um modelo que será entregue pela comissão organizadora.

Os três melhores trabalhos de cada uma das séries do Ensino Médio serão premiados, além do melhor trabalho de cada escola participante, independente da série. A cerimônia de premiação será realizada no dia 17 de outubro de 2016, durante a abertura do IV Encontro de Física do Centro-Oeste (http://www.efco.esy.es/).

O evento é um projeto de extensão da área da Física da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da UFGD, em parceria com o Instituto de Física de São Carlos (IFSC), da Universidade de São Paulo (USP). A ideia do projeto "Física em 1 minuto: Desafio em vídeos" é decorrente da experiência da coordenadora do projeto, Ariane Baffa Lourenço, atualmente docente da UFGD e do professor Antonio Carlos Hernandes, atualmente pró-reitor de Graduação da Universidade de São Paulo e coordenador de difusão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais, que no ano de 2005 criaram a Olimpíada de Matemática, Química e Física (OMQF). Os professores da UFGD, Andre Luis de Jesus Pereira e André Luiz Martinez, também fazem parte da comissão organizadora.

Deixe seu Comentário