Dourados – MS quinta, 18 de abril de 2024
20º
Dourados

UFGD e UEMS trazem referência internacional em formação de professores

12 Mai 2016 - 10h53
UFGD e UEMS trazem referência internacional em formação de professores -
A UFGD e a UEMS convidam para a conferência "Formar professores para a escola do futuro", com o professor António Nóvoa, da Universidade de Lisboa (Portugal). A conferência será realizada às 18h de 30 de maio, no Auditório Central da UFGD (Cidade Universitária).

O evento abre o II Simpósio Temático e II Seminário de Estágio Supervisionado, com o tema "Ensino superior e educação básica: história e perspectivas para a escola e a formação do professor dos tempos atuais".

O professor António Nóvoa foi reitor da Universidade de Lisboa até 2015 e candidato a presidência de Portugal neste ano de 2016, tendo como tema de campanha a importância da educação para o avanço do país. É um dos intelectuais de maior circulação internacional no debate pedagógico atual e pertence a uma geração que concentra atenções em aspectos intraescolares, como currículos e competências, formação inicial e continuada de professores, e processos de aprendizagem.

Serão duas as modalidades de inscrições, uma para o evento como um todo (com certificado de 40 horas) e outra apenas para a conferência de abertura (com certificado de 4 horas). Para qualquer modalidade a inscrição custa R$ 20 e as inscrições podem ser realizadas até este domingo, 15 de maio.

O objetivo dos eventos é propiciar reflexões sobre o futuro da educação. A programação inicia-se com as contribuições do renomado professor António Nóvoa e seguirá com mesas redondas articuladas em torno de temas que envolvem a relação entre os cursos de licenciatura e a educação básica.


O foco é buscar balanços e perspectivas para orientar programas de trabalho e políticas educativas, abrindo os sistemas de ensino a novas ideias, afinal, como afirma António Nóvoa (2009) "são muitos os futuros possíveis. Mas só um terá lugar. E isso depende da nossa capacidade de pensar e de agir".

ANTÓNIO NÓVOA

António Nóvoa é doutor em Ciências da Educação, pela Universidade de Genebra e em História Moderna e Contemporânea, pela Universidade Paris-Sorbone. Professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e reitor honorário da mesma universidade. Internacionalmente conhecido pelas mais de 150 publicações, entre livros, capítulos e artigos, editados em 12 países.

Deixe seu Comentário