Dourados – MS terça, 16 de abril de 2024
22º
Dia-a-Dia

UFGD é promessa na expansão de ensino

01 Mar 2011 - 22h20
UFGD estuda o projeto de expansão de cursos de graduação e pós até 2020 - Crédito: Foto: DivulgaçãoUFGD estuda o projeto de expansão de cursos de graduação e pós até 2020 - Crédito: Foto: Divulgação
DOURADOS – Um crescimento vertiginoso no ensino superior público num curto espaço de tempo. Essa é a realidade da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Desde o desmembramento da UFMS, em 2005, pelo menos 14 cursos de graduação foram criados. Atualmente são 28, nas mais diferentes áreas do conhecimento. A instituição ampliou também a pósgraduação. Já são 14 mestrados e 3 doutorados. Até agora já foram investidos cerca de R$ 90 milhões. E não para por aí. A UFGD está projetando o crescimento até a próxima década.

A proposta integra o Programa de Expansão Acadêmica da UFGD 2011/2020. Os recursos são garantidos pelo Ministério da Educação, em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Plano Nacional de Ciência e Tecnologia. Com esse crescimento, a instituição passará a ter um porte considerado médio, se comparado as grandes universidades públicas do país. A diferença é que as outras estão na ativa há mais de 40 e 50 anos. A UFGD, até 2020, terá 15 anos de atividade.

Com a promessa de ser o ‘boom’ do ensino superior público de qualidade na região sul do Estado, a UFGD está em contato com diferentes segmentos da sociedade para discutir a sua expansão. O reitor Damião Duque de Farias já se reuniu com empresários associados à Associação Empresarial e Comercial de Dourados (ACED). Na noite de anteontem ocorreu com jornalistas e publicitários. Nas próximas semanas será com outras categorias.

A proposta é coletar informações da comunidade sobre os cursos de graduação que serão implantados no processo de expansão. “Existe política de governo para ampliar a educação das instituições federais do país. O que precisamos é promover um debate com a sociedade para melhor sustentar o nosso projeto de expansão”, disse o reitor durante a reunião com jornalistas e publicitários. A proposta da instituição é de se reunir também com os representantes das prefeituras da região sul do Estado.

Elaborado a etapa de discussões, a UFGD irá formatar o projeto de expansão 2011/2020 para encaminhar ao Ministério da Educação (MEC). Tudo isso deverá estar pronto até agosto deste ano, assegura o reitor. A proposta de criação de novos cursos, tanto de graduação como de pós-graduação começa a partir do ano que vem.


#####UFGD EM NÚMEROS

A instituição possui 7.547 alunos de graduação; 860 na pósgraduação; 833 servidores, sendo 543 no Hospital Universitário; e 545 professores. Até o ano de 2020 a UFGD estima ampliar esse número. Acredita-se que o número de estudantes na graduação deva saltar para mais de 15 mil; na pós-graduação para quase três mil; de servidores para pouco acima de 1,3 mil e, de professores, acima de mil.

Do atual quadro de docentes, 85% tem titulação de doutores, o que representa o comprometimento da UFGD com o ensino de qualidade (ensino, pesquisa e extensão), principalmente com os projetos de iniciação científica, na graduação, e de projetos na pós-graduação desenvolvidos pelos professores e estudantes.

Até 2020, a instituição pretende saltar dos 28 cursos de graduação para 45. Quer ampliar também a pós graduação, com o total de 40 programas, sendo 20 de doutorados.

Deixe seu Comentário