Dourados – MS quarta, 24 de abril de 2024
22º
TOCHA OLÍMPICA

Transporte coletivo será alterado domingo

23 Jun 2016 - 09h19
Usuários devem ficar atentos aos horários dos ônibus do transporte coletivo – Assecom
 - Usuários devem ficar atentos aos horários dos ônibus do transporte coletivo – Assecom -
O itinerário das linhas do transporte coletivo será modificado no domingo (26), devido ao Revezamento da Tocha Olímpica em Dourados. A medida atende à portaria que estabelece regras de trânsito para essa data, seguindo ao que exige o comitê olímpico nacional.

Como a circulação ficará proibida no trajeto pelo qual passará a tocha olímpica a partir das 14h de domingo. Dessa forma, as linhas foram todas adaptadas para não transitar por estes locais a partir dessa hora.

Nos bairros onde a tocha não vai passar, os pontos de partida e os horários continuam os mesmos de outros domingos, o que muda é a rota pela qual o ônibus passa para chegar ao destino. Os pontos de partida ou chegada que ficam no percurso da tocha, foram alterados para locais próximos.

Para quem irá ao centro da cidade assistir a celebração da Tocha, a orientação da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) é sair do bairro pelo ponto que usa costumeiramente aos domingos. Já para voltar para casa, uma saída prática é partir do centro usando o Terminal de Transbordo, que funcionará normalmente.

Todo o itinerário das linhas estará disponível no portal da Prefeitura de Dourados (www.dourados.ms.gov.br) a partir desta quinta-feira (23).

A PORTARIA

A portaria que determina as regras para tráfego durante a passagem da tocha foi publicada na sexta-feira (17). Esse estabelece que é proibida parada e estacionamento das 7h às 21h de domingo, por onde passa a tocha. As transversais também são impactadas pela medida. Dessa forma, moradores ou comerciantes devem deixar seus veículos nas garagens (sem poder retirar nesse horário) ou estacionados fora da área que compreende a interdição.

Das 14h às 21h fica proibida a circulação nas vias. O espaço por onde passará a tocha será devidamente delimitado e ninguém poderá transitar nessas áreas pelo período determinado.

Os postos de bloqueio e delimitações de isolamento de público serão desativados após a passagem do comboio principal, com objetivo de minimizar o impacto no trânsito de veículos e demais usuários das vias.

Vale lembrar que também fica proibida a permanência que coletores do tipo caçamba pelo trajeto da tocha. Os que já estiverem instalados devem ser retirados até sexta-feira (24), e os que não fizerem sofrerão sanções.

Fica vedado ainda o serviço de carga e descarga de mercadorias e valores pelos comércios e instituições bancárias inseridos na área interditada e no horário informado pela portaria.

É importante ressaltar que o descumprimento das normas por parte dos envolvidos está sujeito a sanções, inclusive multas. Além disso, veículos ou caçambas em pontos irregulares serão removidos com uso de guincho.

O PERCURSO DA TOCHA

O trajeto da Tocha Olímpica em Dourados vai começar pela MS-156, na rotatória que dá acesso à Reserva Indígena, com início previsto para as 16h de domingo. Depois disso o percurso reinicia no perímetro urbano na avenida Presidente Vargas, em frente ao Parque dos Ipês.

A tocha passa de forma subsequente por trechos das ruas Ponta Porã, Albino Torraca, Olinda Pires de Almeida, João Cândido Câmara, avenida Weimar Gonçalves Torres, rua General Osório, rua Cuiabá, avenida Hayel Bon Faker, ruas Mozart Calheiros (antiga w-5), Alberto Leopoldo de La Cruz, Dorcelina Mattos Freiras, Coronel Ponciano, Marcelino Pires, Toshinobu Katayama, João Vicente Ferreira, Hayel Bon Faker novamente e avenida Joaquim Teixeira Alves.

A chegada é na praça Antônio João, com previsão para acendimento da pira por volta das às 19h. Nesse local além dessa cerimônia, haverá ainda apresentação de artistas locais para a população. Serão eles a banda Trajeto 2 e Grupo Trancão. Depois disso, a tocha segue para pernoite em hotel da cidade.

Um mapa detalhado com rota da tocha e um vídeo que mostra por onde o símbolo das olimpíadas vai passar, podem ser vistos através da Fan Page da Prefeitura de Dourados na rede social Facebook: fb.com/prefeituradedourados. A portaria completa com as regras pode ser acessada através deste link: http://do.dourados.ms.gov.br/wp-content/uploads/2016/06/17-06-20161.pdf. Todas as informações relacionadas à passagem da Tocha Olímpica por Dourados também podem ser acompanhadas diariamente pelo portal da Prefeitura de Dourados: www.dourados.ms.gov.br.

Deixe seu Comentário