Dourados – MS sexta, 19 de abril de 2024
26º
Dia-a-Dia

Terenas e Guarani-Kaiowás promovem Mostra Cultural

10 Nov 2015 - 07h00
Terenas e Guarani-Kaiowás promovem Mostra Cultural -
Entre os dias 25 a 28 de novembro, acontecerá a I Mostra Cultural Saberes Indígenas na Escola. Quem visitar o evento, poderá conhecer mais sobre tradições das etnias terena, guarani e kaiowá através da dança, canto, cinema, coral, declamação de poesia, teatro, artesanato e culinária.

O objetivo é apresentar a produção de materiais didáticos específicos para educação escolar indígena e as iniciativas de valorização dos saberes tradicionais em andamento nas escolas indígenas da região de Dourados.
A abertura do evento será no dia 25, à noite, no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), com uma palestra sobre Marçal de Souza. As demais atividades vão acontecer na Escola Tengatuí Marangatu, na aldeia Jaguapiru, em Dourados.

O coordenador-adjunto da Ação Saberes Indígenas na Escola, professor Neimar Machado, informa que, apesar de o projeto ser voltado para os professores e alunos de escolas das aldeias, todas as pessoas interessadas em conhecer mais sobre a cultura indígena no Estado estão convidadas a prestigiar a Mostra Cultural.

“Parte da mostra é mais acadêmica, serão palestras voltadas para professores das aldeias e acadêmicos do curso de Licenciatura Indígena. Já as atrações culturais são voltadas para as crianças e jovens que estudam nas escolas indígenas. Porém, como toda a Mostra será aberta, todos os interessados estão convidados para assistir às palestras e ver as apresentações”, convida Neimar, que é professor da Faculdade Intercultural Indígena (Faind) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

A Mostra Cultural Saberes Indígenas na Escola é parte da Ação Saberes Indígenas na Escola, um projeto de formação continuada para professores das aldeias, promovido pelas universidades federais da Grande Dourados (UFGD) e de Mato Grosso do Sul (UFMS), pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e pela Uems.

A organização do evento é realizada pelo Ação Saberes Indígenas na Escola, Faculdade Intercultural Indígena da UFGD, Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas de Dourados (Ceaid), Secretarias Municipais de Educação de Dourados, de Aral Moreira e de Caarapó e pela Funai, por meio das coordenações regionais de Dourados e de Ponta Porã.

Deixe seu Comentário