
Enquanto o serviço de reparo não começa, os buracos se multiplicam cada vez mais. Alguns deles é capaz de acomodar boa parte de um carro de passeio. Danos e transtornos para os usuários do trânsito são grandes, já que os veículos sofrem avarias. Ciclistas e motociclistas são os mais prejudicados.
As únicas que “saem ganhando” com todo esse transtorno são as oficinas mecânicas. Os problemas mais comuns são pneus estourados, quebra da suspensão e rodas amassadas. As quedas nos buracos comprometem também o sistema de direção dos veículos.
“Quando iniciou a chuvarada, ocasionando o aumento de buracos na cidade, cresceu bastante a quantidade de clientes. Agora eles já estão cautelosos”, disse o empresário do ramo de mecânica, Ari da Silva. Ele orienta os condutores a andar mais devagar e desviar dos buracos.
A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor informa que os proprietários de veículos que sofrerem avarias podem pedir ressarcimento da prefeitura, governo estadual ou União, caso consigam comprovar que o dano foi causado por omissão do poder público.
No entanto, a pessoa deve arcar com os prejuízos (despesas com advogado) e acionar as autoridades na Justiça pedindo compensação. Não cabe ao Procon intermediar esse tipo de conflito.