Dourados – MS quinta, 25 de abril de 2024
28º
UEMS - Pantanal
Edições Especiais

Sul de Dourados dá um salto no desenvolvimento

18 Dez 2015 - 11h18
O parque também tem uma Academia da Saúde, para o incentivo de atividades físicas, quadras, lago, deck e ampla área verde. - Crédito: Foto: Marcos RibeiroO parque também tem uma Academia da Saúde, para o incentivo de atividades físicas, quadras, lago, deck e ampla área verde. - Crédito: Foto: Marcos Ribeiro
Marli Lange


Em pleno desenvolvimento, Dourados tem obras acontecendo nas mais diversas regiões da cidade. São ações que impactam positivamente a qualidade de vida da população e a valorização imobiliária. É o caso da Região Sul. Uma das grandes obras que valorizam aquela parte da cidade é o Parque Ambiental Rego D’Água Primo Fioravante Vicente, localizado entre o Jardim Água Boa, 4º Plano, Vila Brasil 500 e Vila Hilda, que fez a diferença, levando à expansão e à valorização àquela região. Foram construidas novas habitações, várias ruas ganharam asfalto com galerias de água pluviais, esgoto, nova iluminação, entre outras benfeitorias.
O Parque Rego D’àgua é um dos maiores complexos ambientais do interior do Estado, um monumento à ecologia e à preservação da natureza.


As obras iniciaram em 2004, mas ficou parada durante anos e só foi retomada na administração atual. No local, existe uma das maiores pistas de caminhada da cidade, com dois quilômetros de extensão, toda calçada e iluminada, atraindo centenas de pessoas diariamente.


O parque também tem uma Academia da Saúde, para o incentivo de atividades físicas, quadras, lago, deck e ampla área verde para lazer e passeios. O espaço também é utilizado como ‘palco’ de eventos, como a 11ª Festa do Peixe que é realizada em abril deste ano.


A região que, anos atrás, era uma área isolada e onde frequentemente acorriam inundações, agora, está urbanizada. Os moradores foram retirados das áreas de risco que habitavam às margens do Córrego Rego D’Água. “Antes da construção do parque, era uma região isolada, com famílias que moravam em condições precárias. Tudo mudou, agora, a região tem vários imóveis novos, asfalto, esgoto e ficou bastante valorizado”, disse o morador Luiz Carlos Freitas, 50 anos.

Centro de formação


Outra obra que dará um impulso e valorização para aquela parte da região Sul é o Centro de Formação Profissional do Programa Brasil Profissionalizado está sendo construído em frente ao Parque Rego D’Água. A obra do Governo do Estado, construída com recursos federais em área doada pela Prefeitura de Dourados, vai oferecer cerca de 500 vagas para o ensino médio integrado à educação profissional, formando técnicos para várias áreas. O programa Brasil Profissionalizado visa a fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica. O centro terá 12 salas de aulas, seis laboratórios básicos, auditório, biblioteca, refeitório e área de convivência, quadra poliesportiva coberta e dois grandes laboratórios.

Delegacia


Outra obra bastante significativa que está sendo feita ao lado do Parque Rego D’Água é a Delegacia da Mulher, que deve ficar concluída em breve. Com 450 metros quadrados, está sendo implantada 2,5 mil metros quadrados de área. A nova estrutura é grande e projetada para atender à demanda de Dourados para os próximos 10 anos.


Infraestrutura


O destaque na Região Sul de Dourados é a quantidade de obras de asfalto, a maioria já concluída. São 14 bairros beneficiados nessa região que abrange bairros extremamente populosos e que há anos esperavam pela pavimentação.


Estão na lista dos que já receberam a malha asfáltica a Vila Cachoeirinha, Parque Nova Dourados, Parque dos Beija Flores, Parque dos Bem Te Vis, Jardim Flamboyant e Vila São Mateus. Ainda foram beneficiados partes dos bairros Jardim Cuiabazinho, Parque dos Coqueiros I e II, Jardim Vista Alegre, Jardim Manoel Rasslam, Canaã III, Santa Rita e Aimorés.


Além da pavimentação, tem obras em execução no bairro Jardim Colibri e em partes do Jardim Guaicurus e Estrela Poravi II. Há ainda o asfalto comunitário do bairro Chácara Trevo, feito numa parceria entre o município e os moradores beneficiados.


Como parte do projeto de recapeamento das principais vias de acesso nos bairros, obras para recuperação da malha asfáltica abrangem vias de grande fluxo que cortam a região sul da cidade. As ruas Coronel Ponciano, Mozart Calheiros (antiga W-5) e Palmeiras já foram beneficiadas. Em execução, o recapeamento na rua Raul Frost. Houve implantação, também, de uma via de acesso que liga o Jardim Climax com Estrela Porã.


Na Vila Cachoeirinha, houve a construção de uma nova ponte sobre o Córrego Água Boa, na Rua Osmar Faria Leite. Os moradores esperavam há mais de uma década pelo investimento que levou mais segurança ao tráfego, já que a ponta antiga estava caindo.

Deixe seu Comentário