Dourados – MS quarta, 24 de abril de 2024
21º
EDA

Show da Esquadrilha da Fumaça encanta milhares em Dourados

20 Jun 2016 - 06h00
Esquadrilha da fumaça levou mais de 20 mil pessoas ao Aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira no sábado. Muitas pessoas que nunca viram, ficaram mais encantadas com o show. - Crédito: Foto:  A. FrotaEsquadrilha da fumaça levou mais de 20 mil pessoas ao Aeroporto Municipal Francisco de Matos Pereira no sábado. Muitas pessoas que nunca viram, ficaram mais encantadas com o show. - Crédito: Foto: A. Frota
Foi um grande sucesso de apresentação e de público o show do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea) da FAB (Força Aérea Brasileira), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, na tarde de sábado, no aeroporto Francisco de Matos Pereira, em ourados. O evento foi promovido pelo Aeroclube de Dourados e Prefeitura de Dourados. "É a primeira vez que vejo o show deles; esperei a vida inteira por isso e valeu cada segundo. Se já era fã dos caras agora sou mais ainda", diz o estudante de mestrado em letras na UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Alexandre Martins Pinho. Entre as manobras a que mais gostou foi a do looping envolvendo todas as aeronaves.


Na avaliação de Domingos Venturini, diretor do aeroclube e que representou o prefeito Murilo na organização, o evento foi um sucesso e atendeu todas as expectativas. "Até o tempo colaborou; abriu um espaço justamente em cima do local da apresentação para que o show pudesse acontecer", comemora. O aeroporto chegou a ser fechado pela manhã, mas a tarde o nevoeiro se dissipou e a camada de nuvens ficou a entre 8 mil e 10 mil pés (2.700 metros a 3.400 metros, altitude que garantiu espaço para a apresentação dos fumaças.


O presidente do aeroclube Juliano Soares Lopes calcula que em torno de 20 mil pessoas assistiram a apresentação concentradas na região dos hangares e terminal de passageiros. Porém outras milhares de pessoas se concentraram em locais estratégicos nas proximidades para ver o show. Um grupo de ciclistas, por exemplo, assistiu às manobras fazendo trilha nas proximidades do aeroporto.


"Foi mesmo um grande sucesso este evento; estamos muito contentes. O tempo abril e os fumaças puderam fazer o show com sucesso, as pessoas se encantaram, pudemos fazer voos panorâmicos e tivermos aqui também aeromodelismo e show de motociclismo. Não tivemos nenhuma ocorrência; foi sucesso total", comemora Juliano.

O comanda da Esquadrilha da Fumaça, tenente-coronel aviador Líbero Onoda Luiz Caldas, que liderou o show em Dourados, disse que foram feitas 54 manobras, com a apresentação ocorrendo entre 300 e 5 mil pés (100 a 1.700 metros). "Deu tudo certo; foi uma apresentação excelente", comemora. Depois do show o comandante e os outros sete pilotos foram interagir com o público, posando para fotos, conversando sobre a esquadrilha e distribuindo material de divulgação.


Quem também assistiu ao show aéreo pela primeira vez foi Geslaine Pinho, de 22 anos, que trabalha em Dourados na área de beleza. "Virei fã", afirma, lembrando que a manobra do coração foi a que mais gostou.
Nataly Vieira Peres, de 14 anos, estudante do 8º ano, disse que já havia assistido o show de 2011, mas que gostou mais deste. "Esse show ficou muito melhor", disse.

Deixe seu Comentário