Dourados – MS sábado, 20 de abril de 2024
19º
Dia-a-Dia

Sérgio alerta para escorpiões nos Parques do Lago

09 Mar 2016 - 08h44Por Yara Aquino
Vereador alerta população e autoridades sobre ocorrências de escorpião em casas no Parque do Lago I e II. - Crédito: Foto: DivulgaçãoVereador alerta população e autoridades sobre ocorrências de escorpião em casas no Parque do Lago I e II. - Crédito: Foto: Divulgação
Durante o verão, é comum ouvir casos de pessoas que se depararam com escorpiões no jardim, na janela ou na pia da lavanderia. Moradores dos bairros Parque do Lago I e II, em Dourados, foram ao gabinete do vereador Sérgio Nogueira reclamar sobre ocorrências dos aracnídeos.


Preocupado com os danos que podem ser causados à saúde pública, o vereador Sérgio Nogueira fez um alerta, durante o uso na tribuna na última sessão da Câmara Municipal, e encaminhou indicação à prefeitura para providenciar o combate a esta infestação.


A indicação foi direcionada também para o Centro de Controle de Zoonoses, solicitando que sejam tomadas providências. "Recebi em meu gabinete alguns moradores relatando casos de escorpiões que foram encontrados nos quintais e até dentro das casas. Precisamos fazer este alerta, pois há o risco de pessoas, principalmente crianças, serem picadas", afirma Sérgio Nogueira.


O vereador ressalta que esses casos têm deixado os moradores muito preocupados. "Sabemos o perigo que este aracnídeo representa para as pessoas. O veneno do escorpião causa dor de cabeça, visão perturbada, cólica intestinal e depois dispneia, ou seja, pega até a parte pulmonar, o que pode levar o indivíduo à morte, se não houver a injeção de uma soroterapia", menciona.

Alerta


Sérgio Nogueira destaca que é importante sempre manter o quintal limpo, sem lixos ou entulhos. Em caso de acidentes com os escorpiões, as pessoas devem procurar imediatamente uma unidade de saúde. Quando houver picada, é preciso lavar bem o local atingido com água e sabão, antes de buscar atendimento.

Serviço


O CCZ deve ser avisado rapidamente sobre o aparecimento do animal através do telefone (67) 3411-7753.

Deixe seu Comentário