Dourados – MS terça, 23 de abril de 2024
31º
Eventos

Semana Estadual dos Indígenas abre com cantos e rezas em MS

27 Abr 2016 - 06h00
Programação da Semana dos Povos Indígenas  vai até sexta. - Crédito: Foto: LECAProgramação da Semana dos Povos Indígenas vai até sexta. - Crédito: Foto: LECA
Abençoada com cantos e rezas. Assim iniciou a "Semana Estadual dos Povos Indígenas 2016", na noite de segunda-feira, no SESC Morada dos Baís. O evento é realizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e acontece até 29 de abril em diferentes unidades da Fundação de Cultura (FCMS). As rezas iniciais foram feitas pelo Pagé Nito da aldeia Água Bonita e por índios kaiowá-guarani de Dourados.


Militante das causas indígenas desde o início de sua carreira política, o secretário Athayde Nery lembrou tempos em que viu de perto a desigualdade contra o indígena, e reforçou a necessidade das políticas públicas para os indígenas.


A semana


Com uma extensa programação cultural que apresentará a resistência, reforçará direitos, conquistas e os valores culturais dos índios sul-mato-grossenses, a "Semana Estadual dos Povos Indígenas 2016" é realizada pelo Governo do Estado em diferentes unidades da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). As ações acontecem por meio das parcerias do Conselho Estadual dos Direitos do Índio, da Secretaria de Estado de Governo, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho.


Os eventos celebram os valores e discutem a garantia de direitos dos povos indígenas por meio de apresentações culturais, mostra de cinema e minicursos.


A semana também comportará o "I Fórum de Mulheres Indígenas de Mato Grosso do Sul", que contará com palestras e debates com lideranças indígenas, representantes governamentais e estudiosos.

Deixe seu Comentário