Dourados – MS quinta, 28 de março de 2024
30º
Renove sua CNH
Dia-a-Dia

Secretaria aguarda exame para Zika Vírus

23 Nov 2015 - 09h26
Aedes aegypti, da dengue, também pode transmitir o zika vírus. - Crédito: Foto: DivulgaçãoAedes aegypti, da dengue, também pode transmitir o zika vírus. - Crédito: Foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Dourados aguardam resultados de exames sobre caso suspeito de uma criança que nasceu com microcefalia em Dourados ser vítima do Zika Vírus, doença em surto na região Nordeste do país.

Em nota, a assessoria da prefeitura informou que em contato com a médica responsável pelo atendimento da criança, essa afirmou que solicitou à família vários exames como primeiro passo para tentar identificar a causa da microcefalia. Afirmou ainda que essa patologia pode ser causada por várias outras situações como toxoplasmose, citomegalovírus, rubéola, anomalias genéticas, entre outras. A situação do Zika para esse caso ainda é uma situação longe de ser confirmada. A notificação se faz por obrigação legal do ofício.

A notificação suspeita ocorreu na sexta-feira, quando a vigilância foi informada sobre a criança, com pouco mais de 50 dias de vida, cuja mãe é moradora de Dourados. No entanto ainda não se sabe a causa dessa doença e que está sob investigação epidemiológica. A mãe do bebê esteve em Rondônia em abril e que logo depois apresentou sintomas como febre e exantema (machas pelo corpo). Não foi citado em nenhum momento outros sintomas característicos da doença como hiperemia conjuntival não purulenta e edema, por exemplo. Portanto, somente com essas informações não se pode estabelecer correlação direta entre a microcefalia e Zika Vírus.

Deixe seu Comentário