Dourados – MS sexta, 29 de março de 2024
22º
Renove sua CNH
Dia-a-Dia

Sebrae realiza Semana do Empreendedor

25 Abr 2011 - 03h52
Ação na Praça no ano passado registrou mais de 700 atendimentos à população - Crédito: Foto : DivulgaçãoAção na Praça no ano passado registrou mais de 700 atendimentos à população - Crédito: Foto : Divulgação
Campo Grande - Começa nesta segunda-feira, 25, a Semana do Empreendedor Individual, que o Sebrae realiza em Dourados até o dia 29 de abril, com o objetivo de levar orientação empreendedora à população. A expectativa é que mais de 800 pessoas participem da ação que acontece na Praça Antonio João, onde haverá atendimento, à tarde e à noite, para os interessados em obter informações e se formalizar pela modalidade jurídica do empreendedor individual.

No local também serão feitas as inscrições para a programação de palestras e oficinas gratuitas com as temáticas de micro-crédito, estética, educação, segurança no trabalho e construção civil, que acontecem no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced).

Na avaliação do diretor técnico do Sebrae, Tito Estanqueiro, a ação vai estimular o empreendedorismo. “Esta é uma oportu-nidade para quem trabalha na informalidade melhorar a gestão do seu negócio, ter acesso a conhecimento, informação e aprender boas práticas para competir no mercado”, diz.

Para ele, o evento vai possibilitar ao Sebrae o contato mais direto com o empreendedor. “Faz parte da nova estratégia da instituição de ir até o cliente. Além do número grande de atendimentos, o evento marca também a vontade da Prefeitura de se preparar para ter um processo mais simplificado para quem pretende iniciar um pequeno negócio”, diz.

A realização da Semana é uma parceria entre o Sebrae, a Prefeitura Municipal de Dourados e a Aced. Além destas institui-ções, o INSS, o Senac, o Senai e o Sesi participam do atendimento presencial na Praça e das palestras.

Segundo a gerente do Sebrae Regional Sul, Flávia Rosa, Dourados registra mais de 1.500 empreendedores individuais e a expectativa é que outros 200 se formalizem durante a Semana. “Esperamos também o público que se formalizou no ano passado e que ainda não fez a declaração anual de rendimentos e terá a opção de fazê-la na Tenda do Empreendedor”.

A construção civil e o segmento de beleza e estética foram escolhidos para a programação, segundo Flávia Rosa, por serem setores aquecidos na economia de Dourados e terem registrado o maior percentual do total de atividades formalizadas. “Proprietários de salões de beleza, cabeleireiros, mestres de obras terão informações específicas para o seu ramo de atuação. No ano passado, entre os registros, 39% foi de trabalhadores do setor de beleza e 15% da construção civil”, explica.

#####Programação

Na Tenda do Empreendedor, montada na Praça Antonio João, técnicos do Sebrae e dos principais órgãos que envolvem a abertura de empresa realizam atendimento à população das 14h às 21h.

Já na Aced a programação é variada. No dia 25 de abril, a oficina “Cor sobre tom – tendência de cores nos cabelos do inverno 2011” será ministrada pelo Senac, das 13h às 18h. A instituição também oferece os temas “Terapia capilar para cabelos quimicamente tratados” e “Tranças e penteados versáteis – A influência da moda romântica”, nos dias 26 e 27, respectivamente, sempre das 13h às 18h.

O tema “Com educação minhas chances aumentam” será conduzido por técnicos do Sesi, de segunda à quarta-feira, das 19h às 20h. No dia 28, as oficinas são direcionadas ao setor da construção civil: “DDS – diálogo de segurança - construção civil”, ministrada pelo Sesi, das 18h às 19h e “Construção civil: mercado de trabalho, demandas e oportunidades”, com técnicos do Senai, das 19h às 20h.

E, no dia 29, o Sebrae realiza o Dia do Crédito, das 16h às 19h, para os empreendedores interessados em conhecer e acessar as linhas de financiamento para abertura, ampliação e capital de giro para o negócio. O evento terá uma palestra com dicas para obtenção de crédito e instituições financeiras atenderão de forma personalizada os interessados em informações sobre taxas e serviços.

#####Serviço

A participação nas atividades da Semana do Empreendedor Individual é gratuita. A Praça Antonio João fica na Avenida Marcelino Pires, esquina com a Rua Presidente Vargas. A ACED fica na Avenida Joaquim Teixeira Alves, 1.480. Mais informações no Sebrae, pelo telefone: (67) 3902-2220 ou acesse www.ms.sebrae.com.br..

Deixe seu Comentário