Dourados – MS quarta, 24 de abril de 2024
33º
Dia-a-Dia

Rotativo é gratuito no mês de fevereiro

01 Fev 2016 - 09h17
Novo sistema não terá equipamentos de parquímetro e tudo será feito pela internet. - Crédito: Foto: Marcos RibeiroNovo sistema não terá equipamentos de parquímetro e tudo será feito pela internet. - Crédito: Foto: Marcos Ribeiro
Com a entrada da empresa EXP Parking, a partir de hoje, na administração do estacionamento rotativo em Dourados, condutores terão bônus de gratuidade neste mês de fevereiro. A proposta é familiarizá-los com o novo sistema, que não terá o dispositivo parquímetro, com boton, e os veículos, ao pararem nas vagas, serão registrados por sensores conectados à internet sem fio.


A grande novidade da nova fase do rotativo é a cobrança de motociclistas. As vagas, que serão 781, estarão espalhadas pelo centro da cidade e as demarcações no asfalto começam ainda neste mês, porém, eles só vão pagar (R$ 0,50 por hora) entre maio e abril, diferente dos condutores de carros (R$ 2 por hora), que já inicia a cobrança dia 1º de março. Vagas para carros saltará das atuais 1219 para 3 mil.


O diretor presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Ahmad Hassan Gebara, o Mito, explica que haverá uma grande campanha orientativa durante este mês. “Vamos levar informações aos condutores sobre o novo sistema, mais moderno e prático. Por isso a cobrança para carros começa em março, nas vagas já existentes”, afirma. Como as vagas para motocicletas ainda precisarão ser criadas, a cobrança irá demorar um pouco mais.


A principal diferença da empresa EXP Parking, segundo Mito, é a tecnologia do rotativo, que funciona por uma espécie de sensor, responsável por registrar o veículo. Mas para que isso ocorra, é necessário que o condutor faça, primeiramente, o seu cadastro no sistema, pelo computador ou celular, baixando o aplicativo “Exp Smart Parkingem”.


O cadastro é pessoal e único e o condutor pode usá-lo tanto pelo aplicativo quanto pela web, para veículos diferentes. Na prática, na na hora dele estacionar em uma vaga, será preciso informar pelo aplicativo o número da vaga, localizada no meio fio, e a placa do veículo. A partir daí começa a contagem do tempo.


No site da empresa o condutor ainda terá a oportunidade de fazer uma prévia pesquisa de vagas disponíveis, uma forma de poupar tempo e economizar combustível. Quanto aos créditos, segundo o diretor da Agetran, poderão ser adquiridos por pacote no site, em pontos comerciais ou com as atendentes da EXP Parking.


Com a entrada da nova empresa, o rotativo será ampliado para outras regiões onde há grande aglomerações de veículos, como shopping Avenida Center e o estacionamento no interior do terminal rodoviário, bastante utilizado por funcionários de comércio, que deixam o carro no local o dia todo.

Deixe seu Comentário