
As afirmações foram feitas pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em entrevista ao ex-deputado federal e radialista Marçal Filho, na Rádio 94 FM. Reinaldo destacou ainda a atuação de Geraldo Resende no esforço coletivo para buscar uma saúde pública de melhor qualidade para Dourados e região.
Na entrevista que aconteceu essa semana, o governador disse que o Hospital Regional será um marco na saúde da região Sul do Estado. Sobre o Centro de Diagnóstico, Reinaldo afirmou que o mesmo "será um hospital com um núcleo de diagnóstico, para exames e especialidades, que trará uma nova estrutura para a saúde dessa região do Estado", disse o governador.
Durante a conversa com o governador, Marçal Filho lembrou que na época em que foi deputado federal colocou uma emenda de bancada para a construção do Hospital Regional de Dourados. "Foi uma sementinha que plantei naquele momento", disse o radialista, que também é o presidente do Diretório Municipal do PSDB em Dourados.
Reinaldo Azambuja confirmou o trabalho de Marçal Filho e ressaltou que a emenda apresentada na época pelo ex-deputado foi cancelada em 2014, sendo recentemente resgatada por Geraldo Resende. Esses recursos, salientou o governador, serão complementados pelo governo do Estado, num trabalho conjunto, em benefício da saúde da população da Região da Grande de Dourados.
"O importante é o esforço coletivo, demonstrando que estamos unidos para um bem maior, que é a edificação do Hospital Regional, a aquisição dos equipamentos e a estruturação da saúde pública. Não podemos deixar que essa fila [de espera, para diversos procedimentos] volte a aumentar", afirmou, em referência aos trabalhos da Caravana da Saúde, que esteve recentemente em Dourados.
O governador também prestou contas dos serviços prestados pela Caravana da Saúde em Dourados. Segundo ele, foram realizadas 6.088 cirurgias oftalmológicas, ortopédicas e outras; 14.985 consultas e 27 mil exames. "Por meios desses números a gente vê a importância da Caravana para reduzir as filas de espera, onde muitas pessoas esperavam há muito por serviços de saúde. Algumas estavam há mais de 10 anos à espera de cirurgias e exames", salientou
Hospital São Luiz
Reinaldo Azambuja lembra que junto com a Caravana da Saúde houve também a estruturação do extinto Hospital São Luiz, que foi locado pelo Governo do Estado para dar continuidade às cirurgias eletivas e atendimento às pessoas de Dourados e região.
"No final de maio publicaremos o edital [de concorrência pública] do Hospital Regional de Dourados, que precisava do último "ok" do Ministério da Saúde, com a aprovação de todo o projeto de engenharia. Vamos publicar o edital para que uma empresa especializada possa executar a obra", concluiu o governador.
Ele explicou que enquanto o Hospital Regional estiver sendo edificado, a estrutura do antigo São Luiz será mantida em funcionamento para a realização das cirurgias a fim de evitar que as filas voltem a aumentar.