Dourados – MS quarta, 24 de abril de 2024
31º
Dia-a-Dia

Receita alerta sobre e-mail´s falsos

28 Fev 2011 - 02h55
Mensagem falsa utiliza o timbre da Receita Federal e ameaça os contribuintes - Crédito: Foto: IlustraçãoMensagem falsa utiliza o timbre da Receita Federal e ameaça os contribuintes - Crédito: Foto: Ilustração
DOURADOS - A Secretaria da Receita Federal vem alertando os contribuintes sobre e-mails falsos e correspondências que estão sendo enviados em nome do órgão. As correspondências solicitam ao contribuinte para fazer atualização de dados perante a Receita Federal do Brasil por meio de um site indicado no documento.

A Receita Federal de Dourados informa, através de uma nota à Imprensa, que se trata de fraude para obtenção de dados pessoais, já que o órgão não encaminha, nem solicita aos contribuinte através de carta ou e-mail qualquer tipo de recadastramento pela internet.

Segundo a Receita Federal de Dourados, não se sabe ainda a finalidade deste esquema fraudulento. O órgão alerta para os contribuintes ficarem atentos sobre perigos de abrir e-mail´s ou entrar em sites desconhecidos. O site oficial da Receita Federal é www.receita.fazenda.gov.br.“A Receita não manda e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome”, informou o órgão em comunicado.

“Segundo a Receita, as mensagens falsas “iludem” o cidadão com apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, que usam nomes e timbres oficiais, informando, por exemplo, que o “CPF está cancelado ou pendente de regularização”.

De acordo com o órgão, em outros casos, as mensagens falsas afirmam também que a “declaração de Imposto de Renda possui erros e deve ser enviada uma declaração retificadora” ou comunicam “erros na restituição do Imposto de Renda”, citanto “valores residuais a serem recebidos”.

Correspondências enviadas na residência do cidadão comunica que “o adiantamento do 13º foi solicitado junto a Receita Federal” e pede para que a pessoa visualize extrato para conferir todos os impostos debitados junto ao Imposto de Renda Pessoa Fisica (IRPF). A correspondência chega a ameaçar o contribuinte dando prazo de 15 dias para se regularizar.

Caso não faça isso, a empresa pode ser multada e o empregado terá carteira profissional suspensa. A mensagem segue informando: “lembre-se que se o pagamento não for compensado até o dia 7 de março sua empresa será penalizada com multa no valor de R$ 170,16. Visualize o adiantamento do seu 13º”.

Com as mensagens falsas, segundo o órgão, os contribuintes podem acabar informando, dados bancários que podem ser utilizados em esquemas fraudulentos ou cair em golpes para perder dinheiro.

Deixe seu Comentário